segunda-feira, 15 de setembro de 2014

HUMILDADE DE ESPIRITO

WWW.ADDE.COM.BR
Mensagem1


 

A humildade é o ingrediente indefinível e oculto sem o qual o pão da vida amarga invariavelmente na boca.
Amealharás recursos amoedados a mancheias, entretanto, se te não dispões a usa-los, edificando o conforto e a alegria dos outros, na convicção de que todos os bens pertencem a Deus, em breve converter-te-ás em prisioneiro do ouro que amontoaste, erguido, assim, à feição de teu próprio cárcere.
Receberás precioso mandato de autoridade entre as criaturas terrestres, no entanto, se não procuras a inspiração do Senhor para distribuir os talentos da justa fraternidade, como quem está convencido de que todo o poder é de Deus, transformar-te-ás, pouco a pouco, no empreiteiro inconsciente do crime, por favoreceres a própria ilusão, buscando o incenso a ti mesmo na prática da injustiça.
Erguerás teu nome no pedestal da cultura, contudo, se te não inclinas à Sabedoria da Eternidade, acendendo a luz em benefício de todos, como quem não ignora que toda inteligência é de Deus, depressa te rojas ao chavascal da mentira, angariando em teu prejuízo a embriaguez da vaidade e a introdução à loucura.
Lembra-te de que a Bondade Celeste colocou a humildade por base de todo o equilíbrio da Natureza.
O sábio que honra a ciência ou o direito não prescinde da semente que lhe garanta a bênção da mesa.
O campo mais belo não dispensa o fio d´água que lhe fecunda o seio em dádivas de verdura.
E o próprio Sol, com toda a pompa de seu magnificente esplendor, embora fulcro de criação, converteria o mundo em pavoroso deserto, não fosse a chuva singela que lhe ambienta no solo a força divina.
Não desdenhes, pois, servir, aprendendo com o Mestre Sublime, que realizou o seu apostolado de amor entre a manjedoura desconhecida e a cruz da flagelação, e serás contado entre aqueles para os quais ele mesmo pronunciou as inesquecíveis palavras:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque a eles mais facilmente se descerrarão as portas do Céu”.
XAVIER, Francisco Cândido. Intervalos. Pelo Espírito Emmanuel. O Clarim.

domingo, 7 de setembro de 2014

A reforma íntima do Brasil


 
 
Você faz a sua parte pela reforma íntima do Brasil? Você acredita que está no lugar certo ou acha que reencarnou aqui por acaso? Você sabe tão bem quanto eu que o acaso não existe. Tudo; absolutamente tudo está interligado.
 O seu lar reúne espíritos conhecidos de muitos séculos. Cada membro da sua família é um espírito imortal procurando reajustar-se com seu semelhante, buscando resgatar débitos assumidos em algum lugar do passado. Depois de seu lar, de sua casa, vem todo o seu círculo de conhecimento: colegas de trabalho, colegas de estudo, vizinhos, parentes, conhecidos. Mais além, está a cidade em que você vive. Sua cidade, o lugar onde você vive, reúne muitos círculos de conhecimento como o seu. E assim sucessivamente.
 A região a que a sua cidade pertence, depois o seu estado, e tudo isso formando o Brasil, a pátria brasileira. Uma grande família espiritual. Não é à toa que reencarnamos no Brasil. Todos temos erros a corrigir, lições a repetir, injustiças a reparar, caminhos a percorrer, estradas a construir. E muitos desses compromissos dizem respeito diretamente ao país em que vivemos.
Os gritos das senzalas ainda ecoam pelos ares. Nosso país foi erguido a braço negro, regado com sangue, suor e lágrimas africanas. O espaço desse chão brasileiro foi aberto atropelando as culturas indígenas que havia; não sobrou quase nada. O massacre indígena não é um fenômeno exclusivamente brasileiro; foi assim em toda a América.
Mas em nenhum outro lugar houve uma assimilação tão rápida, uma acomodação de raças e costumes, onde tudo virou uma coisa só. Não estou negando a existência de preconceito. Mas desconheço lugar no mundo onde haja tanta mistura de etnias e costumes tão diversos. E tudo é Brasil. Não há, no mundo, potencial mais vasto, promessa mais rica que a deste povo a que pertencemos.
Não existe, em lugar nenhum fora daqui, tanta diversidade de culturas, pensamentos, origens, crenças. Se hoje estamos mergulhados em escândalos, é porque vivemos um período de transição. Estamos construindo uma identidade.
 O espiritismo não se afirmou tão profundamente em solo brasileiro por acaso. Temos, como pátria espiritual, missão importante a cumprir. O espiritismo surgiu na França, mas foi aqui no Brasil que encontrou condições propícias para seu desenvolvimento e fortalecimento.
 A mistura de credos religiosos africanos, indígenas e europeus ajudou a moldar um pensamento particularmente aberto ao espiritismo moderno. Não podemos confundir o momento de crise em que vivemos com a grandiosidade de nosso país.
Tenho muito amor pelo Brasil. Tenho convicção de que o futuro mostrará que temos um papel relevante a desempenhar no cenário mundial. E o espiritismo, como ciência de vanguarda, como cristianismo racional e lúcido, será o pano de fundo dessa mudança.
 O Brasil é o maior país espírita do mundo! Faz muito tempo que somos independentes. Acho que o mais importante é a independência de pensamento. E podemos pensar muitas coisas boas a respeito do Brasil.
Temos qualidades únicas, que devem ser valorizadas. Você sabe que uma pessoa começa sua reforma íntima depois de uma grave crise. Ninguém resolve se melhorar por nada. Se com uma pessoa é assim, com um país, que é um grande contingente de pessoas, também é assim. O Brasil está iniciando sua reforma íntima.
Por isso têm descoberto tantos podres, tantas mazelas. É o processo natural de expurgar de si o que não presta. Ajudemos o Brasil em sua reforma íntima. O país é composto por pessoas, como eu e você. Façamos nossa parte.
(Morel Felipe Wilkon)

==========================================
Pesquisa e formatação: Milter - 97-09-2014
 
Frases de Bom Dia

domingo, 31 de agosto de 2014

LIBERDADE E OPÇÕES

LIBERDADE E OPÇÕES
    O mundo moderno é rico de possibilidades.

    A sociedade convive melhor com as diferenças e as mais diversas opções são possíveis, sem causar grandes choques e antagonismos.

    No pretérito, não era assim.

    Por muito tempo, a transposição entre classes sociais era difícil, senão impossível.

    Em certas culturas, quem nascia em família de artesãos deveria sê-lo também.

    O círculo da nobreza era inacessível para os nascidos plebeus.

    Hoje vigora em maior grau uma liberdade não apenas de opções, mas também de costumes.

    Perante o corpo social, afigura-se possível ao indivíduo escolher livremente sua profissão, hábitos, moradia e amigos.

    Ele pode escolher constituir família ou permanecer solteiro.

    É possível a alguém casar-se, separar-se, tornar a se casar inúmeras vezes.

    Esse contexto de liberdade é valioso para os seres humanos.

    Não é possível crescer em entendimento e compreensão sem a possibilidade de tomar decisões e arcar com as conseqüências.

    Mas é preciso refletir sobre os reflexos das próprias opções.

    Os seres humanos estão em constante interação e os atos de uns refletem nas vidas dos outros.

    Justamente por isso se afirma que liberdade pressupõe responsabilidade.

    Para o cristão a questão da liberdade é ainda mais séria.

    Ele necessita compatibilizar as opções que faz com as palavras e os exemplos do Cristo.

    Caso contrário, a palavra ‘cristão’ será apenas um rótulo, destituído de significado.

    Assim, se você se afirma cristão, analise a forma como utiliza sua liberdade.

    Reflita se suas opções revelam fidelidade às lições de Jesus.

    Como você se identifica com os valores cristãos, isso quer dizer que sua sensibilidade está desperta para aspectos transcendentes da vida.

    Ou seja, o mundo e seus valores não mais o satisfazem plenamente.

    Há em você a necessidade de transcender, de amar puramente seus irmãos, de compreender e respeitar a vida.

    Recorde, pois, que Jesus foi trabalho, amor, renúncia e pureza.

    Suas opções estão de acordo com esse modelo?

    Caso não estejam, pense que você é livre, pleno de possibilidades.

    A cultura lhe é acessível, carreiras estão a sua disposição, você pode gastar seu tempo como lhe aprouver.

    Por que não optar livremente pela felicidade duradoura?

    Que lhe importa que no mundo imperem a desonestidade, a luxúria e a irresponsabilidade?

    Você é responsável exclusivamente por suas opções, pelo que faz de sua vida.

    Não utilize os equívocos dos outros como desculpas.

    Em determinada passagem de uma de suas epístolas, Paulo de Tarso afirma que tudo lhe era possível, mas nem tudo lhe era conveniente.

    É exatamente a sua situação.

    No mundo atual, quase tudo é admitido, sem censuras.

    Mas a consciência de quem ama e admira o Cristo não compactua com comportamentos levianos.

    Não se iluda nem embote sua consciência.

    Viva de forma nobre a sua liberdade. 


    (Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita)

===================================================

domingo, 24 de agosto de 2014

CORAGEM

 


CORAGEM
     A coragem da fé!
    Ante o estrugir das lutas ásperas que espocam em toda parte, a coragem desempenha papel preponderante, sem a qual falecem os ideais e se enfraquecem as forças com que se deve pelejar.
    Muitos fogem atemorizados e perdem as batalhas antes de enfrentá-las.
    Outros se entregam ao desânimo injustificável e se recusam as oportunidades de vitória.
    Diversos meditam, receosos, e refugiam-se na insensatez, aguardando triunfos a que não fazem jus, desarticulando as expressivas construções da Lei, fracassando, por isso mesmo, lamentavelmente.
    Constituem a caravana dos frustrados, assoberbados pela revolta que os sevicia árdua e penosamente.
    Passam em legiões, desarmados de coragem, porque se negam à bênção do esforço em prol da renovação íntima e do entusiasmo sadio.
    Essa energia que sustenta essa força moral que induz ao êxito - a coragem!
    A coragem é consequência natural e legítima da fé. Abastecida pela resistência do amor, consubstancia os valores do ideal e eleva o homem às     culminâncias do triunfo.
    Coragem, porém, não significa irreflexão, desatino, temeridade, mas, denodo, intrepidez. . .
    A coragem é calma, segura, fonte geratriz de equilíbrio que fomenta a vida e eleva o labor às cumeadas da glória.
    Não infiras, como resultado dos desaires em que sucumbes que tais são desavisos ou desarticulações da Providência.
    Nada de fora pode impedir a eclosão da coragem, e principalmente, da coragem da fé, a mais relevante.
    Dizem que há conjunturas impeditivas, que a obstaculizam. Todavia, irmã da liberdade inerente à consciência de que todos somos dotados, é mister eleger a fé e esposá-la. Para tanto, fundamental alicerçá-la na razão que é vital para a coragem desdobrar-se em dádivas santificantes.
    No turbilhão que te envolve, não descoroçoe as concessões da coragem, malbaratando-as na inutilidade.
    Não fosse a coragem, os pioneiros, os heróis, os sacerdotes, os santos, os sábios e os mártires da Humanidade não haveriam logrado a grandeza a que se propuseram, alçando o homem aos zênites das conquistas de vária ordem.
    Experimentaram o ácido da impiedade generalizada, provaram os acicates da zombaria, sofreram a crueza das perseguições sob as quais elevaram os padrões humanos a excelência da solidariedade, do amor, do conforto, da felicidade.
    Hei-la anônima, valorosa em muitas expressões:
   a coragem da paternidade responsável;
   a coragem de perseverar na verdade;
   a coragem de amar desinteressadamente;
   a coragem de ceder, quando poderia deter;
   a coragem de dar a vida para que outros a ganhem;
   a coragem de cultivar a humildade;
   a coragem de sofrer a injustiça, em silêncio, perseverando enobrecido;
   a coragem de vencer-se primeiro. . .
    Diz-se que há guerras e hediondez; apontam masmorras superlotadas de inocentes; referem-se a populações dizimadas pela fome e vencidas pelas enfermidades. . . Sim, há tudo isso e muito mais. . . Todavia, existem os ideais de redenção, os esforços da abnegação, as obras de engrandecimento moral e social, os gestos de heroísmo e sacrifício e, estoico, o bem em todo lugar cantando poemas de beleza, em nome da coragem da fé, na certeza do amor inefável de Nosso Pai, doando-nos a vida, na direção da Vida Perfeita.
 
(Divaldo P. Franco por Joanna de Ângelis. In: Celeiro de Bênçãos)

================================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA - MILTER - 24/08/2014
 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

REVOLTA EM SER CADEIRANTE EM RIBEIRÃO PRETO

Sabem o que mais me REVOLTA em ser cadeirante?
É a forma em que somos IGNORADOS pelos governantes, os tais chamados PREFEITOS, principalmente a da minha cidade de RIBEIRÃO PRETO, pois as tais chamadas RAMPAS DE ACESSO praticamente não existem e quando existe só contemplam alguns lugares, mas são absolutamente INACESSÍVEIS, Nossas CALÇADAS, se é que podemos denominar de CALÇADAS, estão na sua maioria IRREGULARES, com desníveis, buracos colocando em risco os IDOSOS. Gostaria de ver nossa ALCAIDE sentada em uma cadeira de rodadas e acompanha-la somente no CENTRO DA CIDADE, para que ela sinta na PELE o que temos que enfrentar. Sem falar nos DEFICIENTES VISUAIS, que são obrigados a dar encontros com obstáculos, pois não existe sinalização nas calçadas, não existe semáforos sonoros e ônibus é impossível saber restinguir o qual esta passando pelo ponto. E existe um arquiteto na cidade que diz que RIBEIRÃO PRETO é a cidade que tem a melhor acessibilidade do PAÍS no Plano diretor. MAS DE QUE VALE, SE O MESMO NÃO SAI DO PAPEL. E QUE NÃO ME VENHAM COM CHORUMELAS! CANSEI!!!!!!

Foto: Sabem o que mais me REVOLTA em ser cadeirante?
É a forma em que somos IGNORADOS pelos governantes, os tais chamados PREFEITOS, principalmente a da minha cidade de RIBEIRÃO PRETO, pois as tais chamadas RAMPAS DE ACESSO praticamente não existem e quando existe só conteplam alguns lugares, mas são absolutamente INACESSIVEIS, Nossas CALÇADAS, se é que podemos denomonar de CALÇADAS, estão na sua maioria IRREGULARES, com desniveis, buracos colocando em risco os IDOSOS. Gostaria de ver nossa  ALCAIDE sentada em uma cadeira de rodadas e acompanha-la somente no CENTRO DA CIDADE, para que ela sinta na PELE o que temos que enfrentar. Sem falar nos DEFICIENTES VISUAIS, que são obrigados a dar encontros com obstaculos, pois não existe sinalização nas calçadas, não existe semafaros sonoros e onibus é impossivel saber destiguir o qual esta passando pelo ponto. E existe um arquiteto na cidade que diz que RIBEIRÃO PRETO é a cidade que tem a melhor acessibilidade do PAÌS no Plano diretor. MAS DE QUE VALE, SE O MESMO NÃO SAI DO PAPEL. E QUE NÃO ME VENHAM COM CHURUMELAS! CANSEI!!!!!!

domingo, 10 de agosto de 2014

PAI

 VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER !

Você me ensinou a amar e respeitar o próximo.
Você me ensinou a subir em árvores, balançar com o vento,
a jogar bolinha de gude; embora dissesse sempre:
"isso é pra moleque."
Você me ensinou as palavrinhas mágicas:
     “obrigada, por favor, com licença e a pedir desculpas,
    quando necessário”.

Você me ensinou a respeitar as pessoas e a ter limites com tudo.

Você me ensinou o que é disciplina, responsabilidade e,
sempre, esteve de coração aberto para me ajudar e me consolar.

Também me ensinou a doar, a repartir.

Você me ensinou a juntar as mãos e a rezar o Pai Nosso
e a Ave Maria. Depois sozinha, aprendi outra orações.

Você me ensinou a sorrir e a chorar junto, lembra ?
E sempre me pedia um
“sorriso de chuva”.

 E Eu sorria, para te agradar, mesmo com as lágrimas rolando;
e você achava lindo. E tudo passava: meus medos, inseguranças, tristezas, porque você era mais; meu amigo, companheiro, irmão.
Você me ensinou a amar e respeitar a natureza, e assim eu descobri que o amor é universal.

Pai, você só não me ensinou a te esquecer !

E hoje eu estou com uma saudade enorme de você; sorrindo e chorando, pra você ver que o "meu sorriso de chuva"
ainda existe e que, ele, ainda é seu.

Quantas vezes você levantou o meu ânimo diante de minhas mágoas e aborrecimentos; ensinando - com seu exemplo - que humildade e perdão, amor e caridade, são melhores compreendidos mediante o exemplo do próximo mais próximo.

E você foi, pai, o meu próximo em todos os lances da existência: presença do irmão querido, que nunca foi ausente
na vivência do Amor.

O tempo não apagou a sua imagem, do meu coração, da minha alma;
e nunca vai apagar,  porque eu te amo, daquele jeitinho que você me ensinou a amar.
Obrigado, papai, por ser o que é e por ter me aceito como filha e como filho; o que é tudo de mais lindo que aconteceu na minha vida,
meu tesouro de Amor !


Dr João Salviato
10/08/2014







segunda-feira, 21 de julho de 2014

QUANDO SOPRAR O VENTO

QUANDO SOPRAR O VENTO
Se um dia chegar a hora de partir,
Ouça o vento  cantar a nossa canção.
Mesmo depois da partida minh’alma te seguira
Para sempre, pois você é a razão do meu viver.
Não existira amor maior
enquanto tivermos um ao outro.
Sei que o sol estará brilhando aqui,
Bastara o vento soprar,
Para que ouça à nossa canção
Enquanto nosso amor existir bastara o vento soprar
Sentiremos a emoção deste amor tão lindo
E basta apenas você e eu num amor pleno
Em todos os sentidos, mesmo que passe muitos anos.
Pois tenho a convicção que este nosso amor será eterno.
Bastará apenas o vento soprar!  

José Marcos R.Santos
21/07/2014