domingo, 11 de janeiro de 2015

AVAREZA - EMMANUEL, por CHICO XAVIER




AVAREZA
 
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de cada um não consiste na abundância das coisas que possui.” – (LUCAS, 12:15.)

Fujamos à retenção de qualquer possibilidade sem espírito de serviço.
Avareza não consiste apenas em amealhar o dinheiro nos cofres da mesquinhez.
As próprias águas benfeitoras da Natureza, quando encarceradas sem preocupação de benefício, costumam formar zonas infecciosas. Quem vive à cata de compensações, englobando-as ao redor de si, não passa igualmente de avaro infeliz.
Toda avareza é centralização doentia, preparando metas de sofrimento.
Não basta saber pedir, nem basta a habilidade e a eficiência em conquistar. É preciso adquirir no clima do Cristo, espalhando os benefícios da posse temporária, para que a própria existência não constitua obstáculo à paz e à alegria dos outros.
Inúmeros homens, atacados pelo vírus da avareza, muito ganharam em fortuna, autoridade e inteligência, mas apenas conseguiram, ao termo da experiência, a perversão dos que mais amavam e o ódio dos que lhes eram vizinhos.
Amontoaram vantagens para a própria perda. Arruinaram-se, envenenando, igualmente, os que lhes partilharam as tarefas no mundo.
Recordemos a palavra do Mestre Divino, gravando-a no espírito.
A vida do homem não consiste na abundância daquilo que possui, mas na abundância dos benefícios que esparge e semeia, atendendo aos desígnios do Supremo Senhor.
 
Mensagem de Emmanuel no livro Vinha de Luz, psicografado por Chico Xavier: AVAREZA
====================================
formatação e pesquisa: MILTER - 11/01/2015
 

 



 

domingo, 4 de janeiro de 2015

EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, ESPERA COM PACIÊNCIA.


Agora eu lhes pergunto, porque nós temos que deixar que se inicie um novo ano para tentar uma nova chance com a nossa vida? Porque precisamos deixar o tempo ditar as nossas regras e o modo pelo qual nós devemos viver?

 


Agente da providência
A oração constitui um hábito da maior parte das pessoas.
         Conscientes de sua fragilidade, elas buscam manter contato com o Ser Supremo.
         Muitas pedem auxílio em questões materiais, como a conquista de um emprego ou a cura de uma enfermidade.
         Outras rogam por forças em momentos difíceis.
         Há quem busque junto ao Alto inspiração para bem conduzir sua existência, em um contexto de dignidade.
         Também não falta quem se lembre de orar em agradecimento por dádivas recebidas.
         Ou apenas como forma de entrar em contato com as esferas superiores da Espiritualidade.
         O Evangelho relata diversas passagens nas quais o Cristo orou.
         Jesus era puro e sábio e mesmo assim não desdenhou o recurso da oração.
         Trata-se de um eloquente sinal de que orar é imprescindível ao viver humano.
         Ao compor a oração dominical, o Mestre salientou que o homem deve perdoar, a fim de ser perdoado.
         Em outro momento, afirmou que o homem deve fazer ao próximo o que gostaria que ele lhe fizesse.
         Conclui-se que sempre se deve estar disposto a dar o que se deseja receber, em termos de auxílio e compreensão.
         O Espiritismo ensina que os Espíritos são agentes da Criação.
         Eles encarnam com a finalidade de evoluir e amealhar conhecimentos e virtudes.
         Assim, adquirem condições de fazer a parte que lhes cabe na obra da Criação.
         Os Espíritos fazem parte da natureza.
         A inteligência humana integra o Plano Divino.
         Todo homem tem a missão de colaborar no aperfeiçoamento do mundo em que vive.
         Os projetos da Divindade se realizam pela ação de Suas criaturas.
         Minúsculos animais, ao atuarem de forma inconsciente, auxiliam na elaboração de arquipélagos.
         A luta de incontáveis homens levou à supressão de práticas injustas, como a escravidão e a tortura.
         Cientistas estão sempre a descobrir a cura de doenças que  infelicitam a Humanidade.
         As inovações tecnológicas, fruto do labor humano, tornam a vida mais fácil e interessante.
         Assim, a Providência Divina manifesta-se por intermédio do homem.
         Certamente, a tal não se circunscrevem os recursos divinos.
         Mas o atuar humano insere-se na forma natural pela qual as bênçãos do Criador atingem a Terra.
         A sua tarefa é tornar melhor o Mundo em que habita.
         E sempre deve fazer ao próximo o que deseja que lhe façam.
         A resposta a suas orações habitualmente não vem de forma retumbante e mística.
         Ela, em regra, assume o contorno de pequenos acontecimentos que o auxiliam e esclarecem, pela atuação de terceiros.
         Desse modo, você pode e deve ser a resposta à prece que seus semelhantes dirigem ao alto.
         Preste atenção nas dificuldades dos homens que o rodeiam.
         Muitos precisam de um conselho prudente e sensato, a fim de não cometerem desatinos.
         Outros necessitam de uma palavra de compreensão, após errarem gravemente.
         Alguns estão em vias de desistir, após alguma derrota, e carecem de incentivo e esperança.
         Você tem tanto para dar!
         Conte seus tesouros e alegre-se em reparti-los.
         Deixe que o bem se manifeste por suas mãos.
         Seja um agente da Providência.
         Esta é a sua missão.
         Ao realizá-la, você alcançará paz e plenitude.
         Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 28.04.2008.
=======================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA:  MILTER-04/01/2015
 

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2014 - ULTIMO MOMENTO 2015

 



 

2014 ... O último momento ... 2015

O ano correu? 
É a impressão que temos. 
Ainda ontem parecíamos estar preparando nossa lista de boas resoluções para 2014 e eis que 2015 bate às portas.

Quantas coisas deixamos para amanhã no início deste ano que passou e quantas jamais teremos a oportunidade de realizar ainda 
nesses últimos dias que restam?

Cremos tudo controlar. 
Só não controlamos a vida e por maior que seja nosso amor, não aprendemos ainda como guardar pessoas definitivamente conosco. 

Das coisas que deixamos para  amanhã, muitas jamais cumpriremos. 
Não que os desejos mudem, é que há situações que viram 
como vira a noite e muitas das coisas que perdemos não sabemos recuperar. 
Mas como saber?

Precisamos olhar para dentro do nosso coração e rever nossas prioridades, pensar nas coisas essenciais, ver se o que estamos deixando para trás não corremos o risco de perder definitivamente.

Se soubéssemos que amanhã seria o último dia na nossa caminhada na terra, o que faríamos hoje? 

Talvez fôssemos visitar alguém que não vemos há muito, pegaríamos nos nossos braços alguém que amamos como se esse abraço pudesse durar toda a eternidade e consertaríamos uma coisa 
aqui e outra ali, para não partirmos com coisas pendentes...

Diríamos uma palavra amiga para que se lembrem de nós ou teríamos um último gesto nobre.

Por que nos comportamos como se fôssemos viver eternamente e levamos tudo tão a sério? 

Por que brigamos, magoamos, nos sentimos magoados, construímos muros, se é tão mais simples viver?

Não é bom deixar para o último momento para consertar as coisas, porque esse instante decisivo pode não avisar quando vai chegar.

Cada instante que chega é o último momento que temos e cada instante que passa pode ser uma ou outra coisa: ou ganhamos um espaço a mais nos corações ou  perdemos definitivamente uma oportunidade.

E no instante presente ainda temos a escolha. 

Talvez, daqui a um ano teremos mais paz, talvez não olhemos para trás com o coração apertado e a frase "ah, se eu soubesse" não nos doa.

Hoje ainda podemos escolher. Faça a escolha certa para 2015 ser um ano realmente FELIZ!

(TEXTO DE: Letícia Thompson)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

 



 
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei (Allan Kardec)

Carta de Ano Novo

Ano Novo é também renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir.
O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para a necessária ascensão.
Lembra-te de que o ano em retorno é novo dia a convocar-te para execução de velhas promessas, que ainda não tiveste a coragem de cumprir.
Se tem inimigo, faze das horas renascer-te o caminho da reconciliação.
Se fores ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para frente.
Se descansares em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir.
Se a tristeza te requisita, esquece-a e procura a alegria serena da consciência feliz no dever bem cumprido.
Novo Ano! Novo Dia!
Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que te não entenderam até agora.
Recorda que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino.
Não maldigas, nem condenes.
Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão.
Não te desanimes, nem te desconsoles.
Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.
Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora:
- Ama e auxilia sempre.
Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.
Emmanuel
Vida e Caminho - Francisco Cândido Xavier
-------------------------------------------------------------------------------
Formatação e pesquisa: MILTER - 28/12/2014
 

domingo, 21 de dezembro de 2014

O QUE É O NATAL?


frases natalinas

É NATAL!!
É Natal. Que permaneça nos homens o espírito fraternal que emana de todos os corações nesta Época.
Que permaneça nos homens essa vontade que brota com força em cada indivíduo, de ver o próximo ao menos um dia feliz.
E que não fique apenas nos dias que antecedem a véspera desta data, o desejo de ver o próximo sorrir…
Faça deste Natal a celebração do futuro.
Faça deste Natal um marco de partida para um modo de viver novo, voltado para o bem.
Faça deste Natal uma nova estrada em sua vida, que o conduzirá a um ponto comum a que todos devem chegar: O Homem.
Faça deste Natal o último degrau que o leve às estrelas, para que junto a elas, sob suas luzes você possa enxergar o seu interior, a sua retaguarda.
Que você veja os seus pés e tudo que paira sobre a sua cabeça.
E sob essas luzes, aproveite qualquer momento de reflexão para se aperceber de que na sua retaguarda, há dezenas querendo acompanhá-lo.
Sob os seus pés você verá centenas levantarem as mãos, pedindo-lhe ajuda e sobre a sua cabeça você verá milhares andando com os pés fora do chão, pisando na ilusão.
E na sua frente terá àqueles correndo da realidade em busca de fantasias.
Você está numa ótima situação.
Lembre-se de que debaixo de um sol ardente, um simples mourão lhe dará uma ótima sombra, como uma frondosa amendoeira.
Que tal uma viagem neste Natal? Dê sua mão esquerda ao amor, segure com a direita a humildade, sobre os seus ombros ponha a verdade, amarre à sua cintura os necessitados, convide os fortes a irem com você, mas tenha cuidado para não pisar nos fracos.
Siga os passos do bem e não se distancie da FÉ.
Encha o seu coração de paciência e adestre a sua língua para proferir somente palavras otimistas e a seus olhos dê-lhes os ensinamentos para que os mesmos não vejam a escuridão.
Deste momento em diante que todas os dias da sua vida seja um Natal, que todos os dias você encontre motivo para sorrir e razão para dizer:
Eu sou simplesmente feliz!!!! Far-lhe-ei companhia de bom grado em direção ao melhor lugar do mundo para se viver.
Paz de Espírito A corrente que deve ser mantida é sempre aquela que liga os nossos corações aos demais, numa troca de doces vibrações de amor, paz e esperança.
(Autoria: Desconhecida)

_______________________________________________________

domingo, 14 de dezembro de 2014

PARÁBOLA DA SEMENTE





PARÁBOLA DA SEMENTE
“O reino de Deus é como se  um homem  lançasse a semente à  terra, e dormisse, e se  levantasse  de noite  e de dia e a semente germinasse e crescesse, sem ele  saber como. A terra  por si mesma produz frutos; primeiro a erva, depois a  espiga e por último o grão cheio na espiga.
Depois de o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa."
 
(Marcos,IV, 26-29.)
 
A terra é um prodígio de fecundidade. É dela que nos vem o alimento, e portanto, o corpo; é  dela que nos vem a roupa. Tudo vem da terra; ela  produz a erva, faz brotar a espiga, faz nascer e amadurecer o fruto; e, lançada a semente à terra, germina e cresce sem se saber como!
 
É assim o Reino dos céus; Trazido à terra pelo grande semeador, embora estivessem os  homens  alheios às  coisas  do  céu  e presos à terra, a Palavra   de  Jesus, que  é a  semente da  árvore que   dá  frutos  de  Vida  Eterna,   atirada  na  obscuridade da  Palestina, transformou-se,  tornou-se   um  novo  corpo  cheio  de  fortaleza,   deu  a   plântula, subterrânea    mais    perfeitamente    organizada,    cuja   raiz  se introduziu no coração de seus discípulos, e, fendida a terra produtiva,     deixou  sair  a  haste  que  vai  crescendo  viscosa,  saudando  a luz, aparecendo  aos  olhos  de  todos,  com  seus  reflexos verdejantes da Esperança, que anuncia a produção do  oxigênio espiritual indispensável à vida das almas! Com folhas já largamente abertas e flores perfumosas, mostra-se  a  árvore  adulta e  luxuriante,  tal como fora prevista no Apocalipse  pelo Cantor de Patmos; a árvore que serviria para a cura e vida dos Espíritos!
 
A força secreta  que produz todas as  transformações orgânicas, também  produz as transformações psíquicas.
 
E  de onde  vem essa  força, esse poder? De  Deus! E, embora os homens descurem  seus deveres,  assim como a  semente se transforma em árvore, a semente do  Reino de Deus se  transforma em reino de Deus pela força do progresso incoercível que domina todas as coisas!
 
Partindo  do  "germe", a palavra  de Jesus ampliou-se, desenvolveu-se, e, por sua ação, fez desenvolver  em seu seio, uma genealogia inteira de  entes  que,  diferentes  na  forma e grandeza, vão constituindo e anunciando a todos o Reino de Deus!
 
É assim a Semente da Parábola, que tem passado por todos os processos: germinação, Crescimento, floração e frutificação, sem que a revelação deixasse um só instante de vivificá-la com suas benéficas inspirações.
A revelação é o influxo divino que ergue e  movimenta  todos os seres, que   os  eleva   aos  cimos   da   Espiritualidade. O Reino  de Deus, substituído até há pouco pelo Reino do Mundo, já está dando frutos de amor  e  de  verdade,  que  permanecerão para sempre e transformarão o nosso planeta de  um inferno  hiante em estância feliz, onde as almas encontrarão  os  elementos  de  progresso   para  a sua   ascensão  à felicidade eterna.
                           Caibar Schutel
Retirado do livro parábolas e ensinos de Jesus | editora o Clarim
 
===============================================

FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER - 14/12/2014

domingo, 7 de dezembro de 2014



Surgiu no horizonte de mais uma etapa, o mês de dezembro
e assim deu inicio ao mês de Natal. Que a data seja para todos
nós um período de reflexão.





 



PALCO DA VIDA
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
E você pode evitar que ela vá à falência.
Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar eu errei.
É ter ousadia para dizer me perdoe.
É ter sensibilidade para expressar eu preciso de você.
É ter capacidade de dizer eu te amo.
É ter humildade da receptividade.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz . . .
E, quando você errar o caminho, recomece.
Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um obstáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo . . .
(Fernando Pessoa)