quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

NÃO SEI AMAR PELA METADE, NÃO SEI VIVER DE MENTIRAS

Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentiras

Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão. Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: E daí? EU ADORO VOAR! Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração! Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente! Sou sempre eu mesmo, mas com certeza não serei o mesmo pra SEMPRE!

 Gosto dos venenos mais lentos das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes. Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Já escondi um amor com medo de perdê-lo. Já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por estar com medo. Já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos. Já expulsei pessoas que amava de minha vida. Já me arrependi por isso... Já passei noites chorando até pegar no sono. Já fui dormir tão feliz ao ponto de nem conseguir fechar os olhos... Já acreditei em amores perfeitos, Já descobri que eles não existem... Já amei pessoas que me decepcionaram, Já decepcionei pessoas que me amaram... Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou. Já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir... Já menti e me arrependi depois. Já falei a verdade e também me arrependi... Já fingi não dar importância a pessoas que amava, para mais tarde chorar  quieto em meu canto... Já sorri chorando lágrimas de tristeza. Já chorei de tanto rir... Já acreditei em pessoas que não valiam a pena. Já deixei de acreditar nas que realmente valiam. Já tive crises de riso quando não podia. Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva. Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse. Já gritei quando deveria calar. Já calei quando deveria gritar. Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros. Já fingi ser o que não sou para agradar uns. Já fingi ser o que não sou para desagradar outros. Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver uma pessoa querida feliz. Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava. Já sonhei demais, ao ponto de confundir  com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali". Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer. Já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais. Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria. Já corri atrás de um carro, por ele levar embora quem eu amava. Já chamei pela minha mãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e o pesadelo foi maior ainda. Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram. Algumas pessoas nunca precisaram chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.

(LUCIA – CRISTAL)



POR VEZES MUDANÇAS SURGEM

Por vezes mudanças surgem...                                                         (Lucia - Cristal)

Às vezes as mudanças que surgem são tão grandes que nos deixam desorientados e alarmados. Uma carreira que termina de repente. Uma ligação de saúde profunda que se rompe,deixando a impotência e a incapacidade. Esta é frequentemente a lição de Urano, cortando-nos abruptamente do velho e nos liberando para o novo. Ou a lição de Plutão, que nos despoja de tudo quanto é entulho. Entre o velho e o novo, entretanto, está o vazio. E no vazio podemos sentir uma profunda tristeza. A tristeza é a primeira fase do vazio. A fase na qual lamentamos o que está perdido. É um momento doloroso. Mas é também um período de limpeza, pois cada experiência de tristeza, quando plenamente compreendida, nos permite fazer uma limpeza profunda de toda a velha dor. Pois em cada episódio de profunda tristeza, o coração, quebrado, se abre, e a partir desta abertura, a energia das velhas feridas pode ser liberada.

 Antigas dores de vidas passadas, da infância, os desapontamentos da vida atual, tudo o que esteve energeticamente trancado no coração, pode ser sentido e, eventualmente, liberado. Lágrimas como a água, nos limpam e nos ajudam a manter o nosso coração aberto. As lágrimas contidas criam um endurecimento e uma obstrução no coração, o que nos paralisa e nos impede o estado de amor que procuramos para dar e receber.

 Este é um momento sagrado e tem o seu propósito de cura.  A segunda fase do vazio é o que acontece quando a tristeza está quase esgotada. A dor começa a diminuir e nós aceitamos o que é.

É quando surge um vislumbre da nova vida, novos sonhos começam a se formar, como novos brotos germinam na primavera. Esta fase do vazio é uma fase de potencial, uma fase onde começamos a decidir para onde apontarmos a seta, a fim de criarmos o novo capítulo em nossas vidas. Não importa quão profunda seja a perda, há sempre um novo capítulo, um novo início esperando.

 O vazio é o momento no qual nós começamos a definir a intenção da nova jornada à frente. Ao olharmos o que já terminou, podemos ver que, talvez, partes disto não fossem um verdadeiro reflexo de quem nós somos e podemos partir para criarmos algo que melhor combine com a nossa atual expressão.

Se uma carreira termina, geralmente é porque nós a superamos, e também para que possamos ser liberados para avançarmos para novos territórios. Tão sem sentido quantos alguns de nossos términos possam parecer, raramente eles são aleatórios e quase sempre acontecem de modo que possamos ser liberados nas partes da jornada que não podemos seguir juntos, pelo menos nesta expressão do plano da terra em particular.

 Assim, em algum ponto, enquanto as lágrimas secam, é natural começarmos a aceitar a jornada à frente, de modo que possamos seguir em direção às novas experiências que nos acenam. Se não tivermos certeza para onde ir, se os ventos da mudança estão soprando, mas o destino ainda não está claro, um modo de avançarmos é pedirmos que o próximo nível do nosso projeto comece a ser ativado para que a nossa alma ajude a atrair para nós todas as pessoas, situações, oportunidades e experiências que precisamos, a fim de realizarmos o próximo nível do desdobramento da nossa alma para esta existência, no tempo divino e perfeito.

 Em breve, os novos passos a tomar se tornarão mais claros e novos caminhos se abrirão para trilharmos. Observe a sincronicidade e as portas que logo se abrem repentinamente depois que fazemos esta solicitação e notem aquelas que se fecham abruptamente. Lembre-se sempre de almejar as qualidades que você quer criar em sua vida (paz, amor, tranquilidade, diversão, emoção) e menos as espécies (um carro, uma casa, uma viagem), pois as qualidades lhes trarão formas através das quais eles possam ser canalizados, além do que as espécies podem vir até você vazias das energias que você busca. Assim, peça as qualidades e veja o que se apresenta. Peça, por exemplo, uma carreira que seja um canal da expressão da sua alma e o faça sentir grandioso.

 Peça um relacionamento que o ilumine, inunde-o com o amor, a conexão e a felicidade da alma, e não com um companheiro que preencha uma lista de coisas exteriores. E deixe o universo escolher os detalhes. O Universo é muito mais criativo do que nós e geralmente nos surpreende com mais do que pedimos, pois a nossa habilidade para criar é limitada pelo nosso atual nível de imaginação, que está sempre baseado em nosso passado.

 Confie que tudo em sua vida está acontecendo perfeitamente, ainda que não possa entender completamente por que as coisas tinham que mudar, confie que um dia você compreenderá. Há muita pouca aleatoriedade em nossas vidas. Nós criamos as nossas próprias realidades sim, mas os golpes abruptos em nossas vidas são determinados pelos contratos de alma. “NOSSOS” contratos de alma. Somos nós que estamos ainda criando, mas a partir de um nível mais elevado de ser, que devido ao véu que temos neste plano, permanece em grande parte inconsciente e que frequentemente parece uma guinada externa do destino. Mas é sempre a nossa alma, decidindo que é o momento de avançarmos, para que experiências novas e mais plenas possam ser trazidas.


 Lembre-se de que o objetivo da alma é continuar a expandir quem nós somos, assim podemos nos tornar maiores, mais ousados, mais brilhantes em nossa luz e amor, e em nossa habilidade de canalizarmos a plena expressão da nossa alma através do veículo físico. Assim, aceite o vazio como a oportunidade de expandi-lo e de trazer a expansão a sua vida, para conter mais da sua verdadeira essência. Viaje totalmente no vazio, sabendo que, eventualmente, você aterrissará em uma nova praia. E invoque o brilhante amanhã que o aguarda, para que possa receber a sua próxima aventura no ser. Aguarde com expectativa a nova vida por vir.

domingo, 18 de janeiro de 2015

GENTILEZAS SALVADORA

VISITE O SITE DA ADDE:
WWW.ADDE.COM.BR

 

 
Gentilezas Salvadoras
“Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas nunca se desmente; é o mesmo, tanto em sociedade, como na intimidade.”
Lázaro
O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo IX, item 6

---------------------------------
Quando você afasta do piso uma casca de fruta deixada pela negligência de alguém, não pratica apenas um ato de gentileza. Evita que algum desavisado escorregue, sofrendo tombo violento.
Ao ceder o lugar num transporte coletivo a um ancião, você não realiza um gesto de cortesia somente. Atende a um corpo cansado, poupando as energias de quem poderia ser seu genitor.
Se você oferece braço moço à condução de um volume, poupando aquele que o carrega, não pratica unicamente uma delicadeza. Contribui fraternalmente para o júbilo de alguém que, raras vezes, encontra ajuda.
Portando a boa palavra em qualquer situação, você não atende exclusivamente à finura do trato. Realiza entre os ouvintes o culto do verbo são, donde fluem proveitosos e salutares ensinamentos.
Silenciando uma afronta em público, você não atesta apenas o refinamento social. Poupa-se à dialogação violenta, que dá margem a ódios irremediáveis.
Se você oferece agasalho a algum desnudo, não só atende à delicadeza humana, por filantropia. Amplia a cultura da caridade pura e simples.
Ao sorrir, discretamente, dando ensejo a um desafeto de refazer a amizade, você não age tão somente em tributo à educação. Apaga mágoas e ressentimentos, “enquanto está no caminho com ele”.
Procurando ajudar um enfermo cansado a galgar e vencer dificuldades, você não procede imbuído apenas de gentileza. Coopera para que a vida se dilate no debilitado, propiciando-lhe ensejos evolutivos.
Atendendo impertinente criança que o molesta, num grupo de amigos, você não se situa só na formosura da conduta externa. Liberta um homem futuro de uma decepção presente.

No exercício da gentileza, a alma dilata recursos evangélicos e vive o precioso ensino do Mestre ao enfático doutor da lei, com afabilidade e doçura, quando Ele afirmou: “Vai e faze o mesmo!”.

Marco Prisco
FRANCO, Divaldo P. "Glossário Espírita Cristão ". Pelo Espírito Marco Prisco. 3.ed. Salvador, BA: LEAL, 1976. Cap. 18.
=====================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA - MILTER - 18-01-2015
 

domingo, 11 de janeiro de 2015

AVAREZA - EMMANUEL, por CHICO XAVIER




AVAREZA
 
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de cada um não consiste na abundância das coisas que possui.” – (LUCAS, 12:15.)

Fujamos à retenção de qualquer possibilidade sem espírito de serviço.
Avareza não consiste apenas em amealhar o dinheiro nos cofres da mesquinhez.
As próprias águas benfeitoras da Natureza, quando encarceradas sem preocupação de benefício, costumam formar zonas infecciosas. Quem vive à cata de compensações, englobando-as ao redor de si, não passa igualmente de avaro infeliz.
Toda avareza é centralização doentia, preparando metas de sofrimento.
Não basta saber pedir, nem basta a habilidade e a eficiência em conquistar. É preciso adquirir no clima do Cristo, espalhando os benefícios da posse temporária, para que a própria existência não constitua obstáculo à paz e à alegria dos outros.
Inúmeros homens, atacados pelo vírus da avareza, muito ganharam em fortuna, autoridade e inteligência, mas apenas conseguiram, ao termo da experiência, a perversão dos que mais amavam e o ódio dos que lhes eram vizinhos.
Amontoaram vantagens para a própria perda. Arruinaram-se, envenenando, igualmente, os que lhes partilharam as tarefas no mundo.
Recordemos a palavra do Mestre Divino, gravando-a no espírito.
A vida do homem não consiste na abundância daquilo que possui, mas na abundância dos benefícios que esparge e semeia, atendendo aos desígnios do Supremo Senhor.
 
Mensagem de Emmanuel no livro Vinha de Luz, psicografado por Chico Xavier: AVAREZA
====================================
formatação e pesquisa: MILTER - 11/01/2015
 

 



 

domingo, 4 de janeiro de 2015

EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, ESPERA COM PACIÊNCIA.


Agora eu lhes pergunto, porque nós temos que deixar que se inicie um novo ano para tentar uma nova chance com a nossa vida? Porque precisamos deixar o tempo ditar as nossas regras e o modo pelo qual nós devemos viver?

 


Agente da providência
A oração constitui um hábito da maior parte das pessoas.
         Conscientes de sua fragilidade, elas buscam manter contato com o Ser Supremo.
         Muitas pedem auxílio em questões materiais, como a conquista de um emprego ou a cura de uma enfermidade.
         Outras rogam por forças em momentos difíceis.
         Há quem busque junto ao Alto inspiração para bem conduzir sua existência, em um contexto de dignidade.
         Também não falta quem se lembre de orar em agradecimento por dádivas recebidas.
         Ou apenas como forma de entrar em contato com as esferas superiores da Espiritualidade.
         O Evangelho relata diversas passagens nas quais o Cristo orou.
         Jesus era puro e sábio e mesmo assim não desdenhou o recurso da oração.
         Trata-se de um eloquente sinal de que orar é imprescindível ao viver humano.
         Ao compor a oração dominical, o Mestre salientou que o homem deve perdoar, a fim de ser perdoado.
         Em outro momento, afirmou que o homem deve fazer ao próximo o que gostaria que ele lhe fizesse.
         Conclui-se que sempre se deve estar disposto a dar o que se deseja receber, em termos de auxílio e compreensão.
         O Espiritismo ensina que os Espíritos são agentes da Criação.
         Eles encarnam com a finalidade de evoluir e amealhar conhecimentos e virtudes.
         Assim, adquirem condições de fazer a parte que lhes cabe na obra da Criação.
         Os Espíritos fazem parte da natureza.
         A inteligência humana integra o Plano Divino.
         Todo homem tem a missão de colaborar no aperfeiçoamento do mundo em que vive.
         Os projetos da Divindade se realizam pela ação de Suas criaturas.
         Minúsculos animais, ao atuarem de forma inconsciente, auxiliam na elaboração de arquipélagos.
         A luta de incontáveis homens levou à supressão de práticas injustas, como a escravidão e a tortura.
         Cientistas estão sempre a descobrir a cura de doenças que  infelicitam a Humanidade.
         As inovações tecnológicas, fruto do labor humano, tornam a vida mais fácil e interessante.
         Assim, a Providência Divina manifesta-se por intermédio do homem.
         Certamente, a tal não se circunscrevem os recursos divinos.
         Mas o atuar humano insere-se na forma natural pela qual as bênçãos do Criador atingem a Terra.
         A sua tarefa é tornar melhor o Mundo em que habita.
         E sempre deve fazer ao próximo o que deseja que lhe façam.
         A resposta a suas orações habitualmente não vem de forma retumbante e mística.
         Ela, em regra, assume o contorno de pequenos acontecimentos que o auxiliam e esclarecem, pela atuação de terceiros.
         Desse modo, você pode e deve ser a resposta à prece que seus semelhantes dirigem ao alto.
         Preste atenção nas dificuldades dos homens que o rodeiam.
         Muitos precisam de um conselho prudente e sensato, a fim de não cometerem desatinos.
         Outros necessitam de uma palavra de compreensão, após errarem gravemente.
         Alguns estão em vias de desistir, após alguma derrota, e carecem de incentivo e esperança.
         Você tem tanto para dar!
         Conte seus tesouros e alegre-se em reparti-los.
         Deixe que o bem se manifeste por suas mãos.
         Seja um agente da Providência.
         Esta é a sua missão.
         Ao realizá-la, você alcançará paz e plenitude.
         Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 28.04.2008.
=======================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA:  MILTER-04/01/2015
 

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2014 - ULTIMO MOMENTO 2015

 



 

2014 ... O último momento ... 2015

O ano correu? 
É a impressão que temos. 
Ainda ontem parecíamos estar preparando nossa lista de boas resoluções para 2014 e eis que 2015 bate às portas.

Quantas coisas deixamos para amanhã no início deste ano que passou e quantas jamais teremos a oportunidade de realizar ainda 
nesses últimos dias que restam?

Cremos tudo controlar. 
Só não controlamos a vida e por maior que seja nosso amor, não aprendemos ainda como guardar pessoas definitivamente conosco. 

Das coisas que deixamos para  amanhã, muitas jamais cumpriremos. 
Não que os desejos mudem, é que há situações que viram 
como vira a noite e muitas das coisas que perdemos não sabemos recuperar. 
Mas como saber?

Precisamos olhar para dentro do nosso coração e rever nossas prioridades, pensar nas coisas essenciais, ver se o que estamos deixando para trás não corremos o risco de perder definitivamente.

Se soubéssemos que amanhã seria o último dia na nossa caminhada na terra, o que faríamos hoje? 

Talvez fôssemos visitar alguém que não vemos há muito, pegaríamos nos nossos braços alguém que amamos como se esse abraço pudesse durar toda a eternidade e consertaríamos uma coisa 
aqui e outra ali, para não partirmos com coisas pendentes...

Diríamos uma palavra amiga para que se lembrem de nós ou teríamos um último gesto nobre.

Por que nos comportamos como se fôssemos viver eternamente e levamos tudo tão a sério? 

Por que brigamos, magoamos, nos sentimos magoados, construímos muros, se é tão mais simples viver?

Não é bom deixar para o último momento para consertar as coisas, porque esse instante decisivo pode não avisar quando vai chegar.

Cada instante que chega é o último momento que temos e cada instante que passa pode ser uma ou outra coisa: ou ganhamos um espaço a mais nos corações ou  perdemos definitivamente uma oportunidade.

E no instante presente ainda temos a escolha. 

Talvez, daqui a um ano teremos mais paz, talvez não olhemos para trás com o coração apertado e a frase "ah, se eu soubesse" não nos doa.

Hoje ainda podemos escolher. Faça a escolha certa para 2015 ser um ano realmente FELIZ!

(TEXTO DE: Letícia Thompson)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

 



 
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei (Allan Kardec)

Carta de Ano Novo

Ano Novo é também renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir.
O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para a necessária ascensão.
Lembra-te de que o ano em retorno é novo dia a convocar-te para execução de velhas promessas, que ainda não tiveste a coragem de cumprir.
Se tem inimigo, faze das horas renascer-te o caminho da reconciliação.
Se fores ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para frente.
Se descansares em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir.
Se a tristeza te requisita, esquece-a e procura a alegria serena da consciência feliz no dever bem cumprido.
Novo Ano! Novo Dia!
Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que te não entenderam até agora.
Recorda que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino.
Não maldigas, nem condenes.
Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão.
Não te desanimes, nem te desconsoles.
Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.
Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora:
- Ama e auxilia sempre.
Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.
Emmanuel
Vida e Caminho - Francisco Cândido Xavier
-------------------------------------------------------------------------------
Formatação e pesquisa: MILTER - 28/12/2014