domingo, 15 de março de 2015

REPARAÇÃO



 
REPARAÇÃO

         Na Terra, muitas vezes, aguardamos a passagem da desencarnação para o ingresso ao paraíso, esquecendo na vizinhança a oportunidade de construir o Céu pela implantação da verdadeira fraternidade.
*
          Em muitas ocasiões, suspiramos pela presença dos anjos recusando os mais ínfimos exercícios de compaixão e bondade, a benefício de outrem.
*
          Habitualmente, rogamos o amparo divino, sem ceder um milímetro de nosso conforto humano e, quase sempre, reclamamos a bênção dos instrutores espirituais cerrando a porta de nossas almas aos que nos suplicam entendimento e perdão.
*
          É imprescindível, porém, recordar que ninguém precisa morrer na carne para ressurgir na atitude.
*
          O sol renascente, cada manhã, ensina-nos, em silêncio, que a vida começa todos os dias e que em todos os dias é possível refazer o destino pela reparação voluntária de nossos próprios erros.
*
          Aprendamos a fazer luz no íntimo de nós mesmos, através do estudo nobre e a corrigir nossos males pelo serviço do bem constante.
*
          Saibamos edificar, segundo o amor claro e simples, e perceberemos, em cada instante, o nosso ensejo de cooperar em favor dos outros.
*
          Dispõe a semelhante mister e não encontrarás no campo em que jornadeias senão companheiros de esperança e de luta, mendigando-te o coração.
          Enxameiam aqui e ali, aflitos e desditosos, ainda mesmo quando se te afigurem dominados de orgulho ou envilecidos na vaidade.
          Não lhe agraves a dor estendendo as sombras que lhes obscurecem as horas.
*
          Foge à reprovação que aniquila, evita o sarcasmo que envenena, esquece a exigência que desfigura e abstém-te da acusação que vergasta...
*
          Lembra-te de que a todos nós cabe o dever do auxílio para que sejamos auxiliados.
*
          E, reparando, incessantemente, o mal que outrem provoque, estarás restaurando o próprio caminho que, limpo e renovado, deixará passar, em teu socorro, a luz do bem eterno, de que ninguém prescinde na ascensão para Deus.

(Livro: Confia e segue. Francisco Cândido Xavier por Emmanuel)

sexta-feira, 13 de março de 2015


BEM QUE PODIA SÓ SER...
Bem que podia só ser amizade, paixão, carinho, admiração,
Respeito, ternura e excitação.
Com tantos sentimentos arrumados cuidadosamente na prateleira de cima.
Tinha que ser amor, meu Deus!
Porque quando fecho os olhos é você quem vejo aos lados, em cima embaixo, por fora e por dentro de mim.
Dilacerando felicidades de mentira,  destruindo tudo aquilo que planejei.
Abrindo todas as janelas para um mundo deserto.
É você quem sorri, morde o lábio, fala grosso e conta historia.
Tira-me do sério, faz ares de palhaço, pinta segredos e ilumina o corredor por onde passo todos os dias.
É agora que quero dividir maçãs, achar o fim do arco-íris, pisar sobre a estrela e acordar sereno.
Não quero saber de medo, paciência. Tempo que vai chegar, não negue, apareça. Seja forte.
Na minha memória congestionada e no coração tão cheio de marcas por tamanha indecisão.


 13/03/2015 - JMRS

quarta-feira, 11 de março de 2015


                                                           DADIVA DE VIVER  (GOTAS DE CRISTAL)

Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contato com sua origem divina. Olha, mas não vê... Escuta, mas não ouve.  Toca, mas não sente... Perdido na névoa densa que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança. Considere que seu caminhar não é solitário e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver. Sua vida na terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você. Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida, tornem seu caminhar denso e lhe tolde a visão do que é belo e nobre. Siga adiante refletindo na oportunidade milagrosa que é o seu viver. Inspire profundamente e medite na alegria de estar vivo, coração pulsante, sangue correndo pelas veias, e você, vivo, atuante,  compartilhando deste momento do mundo, único, exclusivo. E você faz parte dele. Sinta quão delicioso é o aroma do amanhecer, o cheiro da grama, da terra após a chuva, do calor do sol sobre a sua cabeça, ou da chuva a rolar sobre sua face. Sinta o imenso prazer de estar vivo, de respirar. Respire forte e intensamente, oxigenando as idéias, o corpo, a alma. Sinta o gosto pela vida. Detenha-se a apreciar as pequeninas coisas que dão sentido à vida. Aquela flor miúda que, em meio à urze, sobrevive linda, perfumosa, a brilhar como se fosse grande. Sinta-se vivo ao apreciar o vôo da borboleta ou do pássaro à sua frente. Escute os barulhos da natureza, a água a escorrer no riacho, ou simplesmente aprecie o céu, com suas nuvens a formar desenhos engraçados fazendo-se e desfazendo-se sobre seus olhos. Quão maravilhosa é a vida! Mas, se o céu estiver escuro e você não puder olhá-lo, detenha-se no micro universo, olhe o chão. Quanta vida há no chão... Minúsculos seres caminhando na terra, na grama... A formiga na sua luta diária pela sobrevivência... A aranha, a tecer sua teia caprichosamente, e tantas coisas para ver, ouvir, sentir, cheirar, para fazer você sentir-se vivo. Observar a natureza é pequeno exercício diário que fará você relaxar, esquecer por instantes as provas, ora rudes, ora amenas, que a vida nos impõe. Somos caminhantes da estrada da vida, somando, a cada dia, virtudes às nossas caminhadas ainda medíocres, mas que se tornarão luminosas e brilhantes. Aprenda a dar valor à dádiva de viver. Isso fará o seu dia se        tornar mais leve e, em silêncio, sem palavras, sem pensamentos de revolta, você terá tido um momento de louvor a Deus. Aprenda a silenciar o íntimo agitado e a beneficiar-se das belezas do mundo que Deus lhe oferece. Aprenda a dar graças pela dádiva da vida.
GOTAS DE CRISTAL


                                                           DADIVA DE VIVER   (GOTAS DE CRISTAL)

Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contato com sua origem divina. Olha, mas não vê... Escuta, mas não ouve.  Toca, mas não sente... Perdido na névoa densa que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança. Considere que seu caminhar não é solitário e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver. Sua vida na terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você. Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida, tornem seu caminhar denso e lhe tolde a visão do que é belo e nobre. Siga adiante refletindo na oportunidade milagrosa que é o seu viver. Inspire profundamente e medite na alegria de estar vivo, coração pulsante, sangue correndo pelas veias, e você, vivo, atuante,  compartilhando deste momento do mundo, único, exclusivo. E você faz parte dele. Sinta quão delicioso é o aroma do amanhecer, o cheiro da grama, da terra após a chuva, do calor do sol sobre a sua cabeça, ou da chuva a rolar sobre sua face. Sinta o imenso prazer de estar vivo, de respirar. Respire forte e intensamente, oxigenando as idéias, o corpo, a alma. Sinta o gosto pela vida. Detenha-se a apreciar as pequeninas coisas que dão sentido à vida. Aquela flor miúda que, em meio à urze, sobrevive linda, perfumosa, a brilhar como se fosse grande. Sinta-se vivo ao apreciar o vôo da borboleta ou do pássaro à sua frente. Escute os barulhos da natureza, a água a escorrer no riacho, ou simplesmente aprecie o céu, com suas nuvens a formar desenhos engraçados fazendo-se e desfazendo-se sobre seus olhos. Quão maravilhosa é a vida! Mas, se o céu estiver escuro e você não puder olhá-lo, detenha-se no micro universo, olhe o chão. Quanta vida há no chão... Minúsculos seres caminhando na terra, na grama... A formiga na sua luta diária pela sobrevivência... A aranha, a tecer sua teia caprichosamente, e tantas coisas para ver, ouvir, sentir, cheirar, para fazer você sentir-se vivo. Observar a natureza é pequeno exercício diário que fará você relaxar, esquecer por instantes as provas, ora rudes, ora amenas, que a vida nos impõe. Somos caminhantes da estrada da vida, somando, a cada dia, virtudes às nossas caminhadas ainda medíocres, mas que se tornarão luminosas e brilhantes. Aprenda a dar valor à dádiva de viver. Isso fará o seu dia se        tornar mais leve e, em silêncio, sem palavras, sem pensamentos de revolta, você terá tido um momento de louvor a Deus. Aprenda a silenciar o íntimo agitado e a beneficiar-se das belezas do mundo que Deus lhe oferece. Aprenda a dar graças pela dádiva da vida.

segunda-feira, 9 de março de 2015

MINHA HOMENAGEM A ILZA LUCHIARI.


                                             MINHA HOMENAGEM A ILZA LUCHIARI.

ILZA LUCHIARI, que os Anjos de Deus a recebam com muito amor e carinho, o mesmo que você ofereceu a todos nós, principalmente a mim, que mesmo sem falar nada e em todas as ocasiões em que precisei, la estava você sempre pronta a estende a mão. por mais que quisesse não haveria palavras suficiente para agradecê-la. Ilza, viestes até nós com a missão dada por Deus de amparar e dar consolo a quem dela precisasse.

Hoje que nos deixastes obedecendo ao chamado de Deus, fica a dor da perda de quem amamos muito, o coração fica apertado um nó apertado na garganta, mas fica também a certeza de que teremos mais alguém a velar por nós, então esse aperto esta dor da perda passará, e vira então a saudade num sentimento bom, onde você sempre será lembrada como um Anjo de Deus que viveu entre nós. Obrigado Ilza e descanse em PAZ!

Sabemos com certeza de que você já esta no lugar  que fez jus, fostes mais um espirito que veio ao mundo, por desejo de Deus, com a digna missão de auxiliar as pessoas.

(José Marcos R dos Santos) 06/03/2015


domingo, 8 de março de 2015

WWW.ADDE.COM.BR

 

 

O HOMEM E A MULHER
São iguais perante Deus o homem e a mulher e têm os mesmos direitos?
Esta pergunta foi feita, no século XIX, por Allan Kardec aos Espíritos Superiores, e a resposta deles foi uma contrapergunta:
Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?
Os Benfeitores lançaram, em pleno século XIX, um desafio para a sociedade da época, que tinha no homem um ser superior à mulher, a quem esta devia obediência e respeito.
É incontestável que homens e mulheres têm os mesmos direitos, com variações apenas quanto às funções que cabem a cada um junto à sociedade.
Sobre essa questão, Kardec perguntou aos Espíritos:
As funções a que a mulher é destinada pela Natureza terão importância tão grande quanto as deferidas ao homem?
Eis a resposta:
Sim, maior até. É ela quem lhe dá as primeiras noções de vida.
Nessa afirmativa dos Benfeitores, fica claro que a maternidade é uma das funções que cabe à mulher, bem como as primeiras noções de educação.
Victor Hugo, poeta e romancista francês que viveu no século XIX, escreveu uma belíssima página sobre o homem e a mulher, que vai aqui reproduzida:
O homem é a mais elevada das criaturas. A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono; para a mulher, um altar. O trono exalta; o altar santifica.
O homem é o cérebro; a mulher o coração. O cérebro produz luz; o coração, o amor. A luz fecunda; o amor ressuscita.
O homem é o gênio; a mulher o anjo. O gênio é imensurável; o anjo indefinível.
A aspiração do homem é a suprema glória; a aspiração da mulher, a virtude extrema. A glória traduz grandeza; a virtude traduz divindade.
O homem tem supremacia; a mulher, a preferência. A supremacia representa a força; a preferência o direito.
O homem é forte pela razão; a mulher é invencível pela lágrima. A razão convence; a lágrima comove.
O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher, de todos os martírios. O heroísmo enobrece; o martírio sublima.
O homem é o código; a mulher, o Evangelho. O código corrige, o Evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher um sacrário. Ante o templo, nos descobrimos; ante o sacrário, ajoelhamo-nos.
O homem pensa; a mulher sonha. Pensar é ter cérebro; sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher, um lago. O oceano tem a pérola que o embeleza, o lago tem a poesia que o deslumbra.
O homem é a águia que voa; a mulher, o rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma.
O homem tem um farol: a consciência; a mulher tem uma estrela: a esperança. O farol guia, a esperança salva.
Enfim, o homem está colocado onde termina a Terra; a mulher, onde começa o Céu.
*   *   *
O homem é, assim como o pássaro, muitas vezes obrigado a enfrentar a tempestade, fora do ninho, para que o ninho desfrute alegria e abastança.
A mulher é o anjo desse mesmo ninho em que o homem procura paz e refazimento.
----------------------

 Redação do Momento Espírita com base nos itens 817 e 821 de O livro dos Espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb e em poesia de Victor Hugo, extraída do v. 5 da Coleção Antologia do pensamento mundial, ed. Logos e do verbete Homem, do livro Dicionário da alma, de Autores diversos, psicografado por Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.

sábado, 7 de março de 2015

MOMENTUM - A VONTADE DE DEUS



A VONTADE DE DEUS - MOMENTUM

Seu tempo de luta está chegando ao fim, pois o momento do mais glorioso despertar está se aproximando. Tem sido uma jornada longa e dolorosa que normalmente parece não ter fim, pois você se esforçava para entender, com suas capacidades mentais severamente limitadas que você permitiu que seu corpo lhe oferecesse, o significado que essa jornada tinha para você. Tem sido realmente desconcertante tentar dar sentido à ilusão que não tem propósito, exceto o de convencê-lo de que o que você tem vivenciado dentro dela era a Vontade de Deus para você. A Vontade de Deus para você é que você tenha alegria eterna, não a dor e o sofrimento da ilusão! Ele quer que vocês desperte dela, a intenção d'Ele é que você desperte, e, portanto, você despertará. Despertar é o seu destino, é inevitável e irrevogável, porque lhe é impossível permanecer adormecido permanentemente, sonhando com a ilusão, quando é a Vontade de seu Pai, e a sua, que você desperte para experienciar com alegria e maravilha a Realidade de sua existência eterna em Unidade com Ele. Quando você escolheu ir dormir e sonhar, Ele prometeu que este estado não duraria, e Ele lhe deu o meio para despertar a Chama Eterna, ardendo dentro de você para guiá-lo para Casa e a luminosidade dessa Luz Divina é sentida e percebida até por aqueles que estão adormecidos mais profundamente. Muitos têm trabalhado com a Chama Eterna por muitas vidas na ilusão para ajudar suas irmãs e irmãos a despertar. Agora esses grandes esforços estão mostrando resultados, e em breve você perceberá que trabalho maravilhoso você tem feito na ajuda a eles. O amor que você tem mantido, demonstrado e compartilhado, apesar dos esforços de alguns muito insanos e mal orientados para impedi-lo, desencorajá-lo e desacreditá-lo, você continuamente tem fortalecido e intensificado por éons para alcançar agora um pico. Quase toda a humanidade está ciente de que as enormes mudanças em suas atitudes e comportamentos são essenciais. Consequentemente, essas mudanças essenciais estão entrando em ação com grande rapidez por todo o mundo. A mídia ainda o estaria fazendo acreditar que estas são ações isoladas e sem conexão de pessoas comportando-se nervosa e irracionalmente, quando, de fato, elas atingiram um momentum que está se acelerando, é imparável, e está entrelaçando e conectando as intenções amorosas e pacíficas de muitos seres por todo o mundo. O Amor de Deus, que envolve você em todos os momentos, é infinito em Seu poder; assim que você escolheu abrir seu coração para receber a abundância de energia motivadora que o Amor fornece, você se encaminhará com velocidade e entusiasmo crescentes para o momento do seu despertar. Nada terá o poder, o encantamento ou a capacidade de desviá-lo de seu caminho pretendido. Você continuará a avançar, demonstrando paz e amor em ação, e iluminando brilhante e claramente o caminho para todos os que serão atraídos a seguir você no caminho para casa. Todos os aparentes obstáculos ao seu progresso serão simplesmente dissolvidos, desintegrados ou evaporados perante o esplendor da Luz Divina que você está mantendo e demonstrando. Você, e todos os que viajam ao seu lado, realmente chegarão à sua sagrada Destinação, e na sua chegada as comemorações começarão!

JOHN SMALLMAN