domingo, 3 de maio de 2015

WWW.ADDE.COM.BR = TUDO É ATRAÇÃO

WWW.ADDE.COM.BR

 


TUDO É ATRAÇÃO

    Tudo é magnetismo no campo universal.

    A gota d'água obedece aos imperativos da afinidade química, os sóis se harmonizam, através da atração, dentro das leis cósmicas.

    Imantamo-nos uns aos outros, pelos laços do amor ou do ódio, e, pelo perdão ou pela vingança, algemamo-nos mutuamente.

    Em razão disso, imaginar é centralizar energias na direção dos objetivos que nos propomos alcançar.

    Quem ama e ajuda acende claridade sublime.

    Quem odeia e perturba arremessa treva espessa para fora de si.

    Nessa cadeia de manifestações da nossa vontade, todos nós magnetizamos, pessoas, situações e elementos, nas vibrações de nosso propósito atuante, para trazê-los ao nosso círculo pessoal.

    Será o amanhã, segundo idealizamos hoje, tanto quanto hoje é o reflexo de ontem.

    A mente estende fios vivos, em todos os lugares, por onde transitam os interesses que lhe dizem respeito e, através desses fios potentes e milagrosos, apesar de invisíveis, atingimos a concretização dos mais recônditos intentos.

    Mentalizando, o homem sobe ao céu ou desce ao inferno, porque nós mesmos, segundo as diretrizes ocultas que preferimos, nos elevamos às culminâncias da luz ou nos arremessamos aos despenhadeiros da sombra.

    Guarde, pois, cauteloso, a fonte dos seus pensamentos que, a cada minuto, se fazem agentes ativos de suas deliberações no bem ou no mal, onde o seu espírito estiver trabalhando.

    Toda criatura emite ou recebe eflúvios e ondas de criação, renovação e destruição, no campo das idéias, porquanto a idéia é a força plástica, exteriorizante e inextinguível da alma eterna, no infinito do espaço e do tempo.

    De acordo com os projetos que você apresentar à vida, a vida, que é a gloriosa manifestação de Deus, responderá a você com as realizações desejadas.

    Subir e descer, esperar ou desesperar, lucrar ou perder, melhorar ou piorar, crescer ou reduzir, avançar ou estacionar resultam de nossa atitude interior.

    Vigie o pensamento e a vontade, para que se desenvolvam e marchem, dentro dos moldes do ilimitado Bem e jamais se arrependerá, porque o próprio Cristo ensinou, de viva voz, que "o homem possui o seu tesouro onde guarda o coração".

(Francisco Cândido Xavier por Ismael Souto. in: Nosso Livro)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Que eu não perca...

Que eu não perca...


Que eu não perca nunca
a vontade de viver,
mesmo sabendo que a vida
em muitos momentos é dolorosa.

Que eu não perca nunca
a  vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo,
eles acabam indo embora de nossas vidas.

Que eu não perca nunca,
a vontade de amar,
mesmo sabendo que a pessoa quem amo,
pode não ter o mesmo sentimento por mim.

Que eu nunca venha a lamentar
e nunca deixe de sonhar,
porque o homem só envelhece
quando os lamentos substituam seus SONHOS.
(José Marcos R. dos Santos)

            27/04/2015   

domingo, 26 de abril de 2015

 


TRIOS IMPORTANTES
 Três verbos existem que, bem conjugados,
serão lâmpadas luminosas em nosso caminho:
Aprender
Servir
Cooperar
 
Três atitudes exigem muita atenção:
Analisar
Reprovar
Reclamar
 
De três normas de conduta jamais nos arrependeremos:
Auxiliar com a intenção do bem
Silenciar
Pronunciar frases de bondade e estímulo
 
Três diretrizes manter-nos-ão, invariavelmente,
em rumo certo:
Ajudar sem distinção
Esquecer todo mal
Trabalhar sempre
 
Três posições que devemos evitar em todas as circunstâncias:
Maldizer
Condenar
Destruir
 
Possuímos três valores que, depois de perdidos,
jamais serão recuperados:
A hora que passa
A oportunidade de elevação
A palavra falada
 
Três programas sublimes se desdobram à nossa frente,
revelando-nos a glória da Vida Superior:
Amor.
Humildade
Bom Ânimo
 
Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades,
a seguir sempre três abençoadas regras de salvação:
Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas
Amparar-nos mutuamente
Amar-nos uns aos outros.


 (Francisco Cândido Xavier por André Luiz in: Nosso Livro)
======================================

O ESPIRITA DEVE,...

domingo, 19 de abril de 2015

TRÊS DIREITOS E UM ÚNICO DEVER

 


Três direitos e um único dever

Três são os direitos fundamentais naquele lugar e apenas um dever; a política ali imperante é bem diferente daquela que habitualmente vemos em nosso cotidiano. A economia local também prevê remuneração, estimula a produção, mas tem destinação que talvez cause estranheza. A lei está estabelecida em apenas dois parágrafos. As edificações estão sobre rochas indestrutíveis; o idioma em uso é bem característico. Exige-se, todavia, uma higiene permanente.
Que lugar é esse? Onde está? Existem chaves que o abrem? De que falamos? É simples, caro leitor: Jesus Cristo! Sim, aquele mesmo que anunciou o Reino de Deus!
Ele, o reino anunciado, significa uma conquista interior, não é um lugar determinado. Há que ser construído no coração, como Ele mesmo afirmou; significa um estado interior de paz, harmonia, serenidade; uma construção a ser feita individualmente, através do tempo e das experiências, do raciocínio e do amor. Aquele que o proclamou comparou-o, entre outras afirmativas, com um tesouro escondido, com uma pérola, que, quem encontra, vende tudo o que tem, para estar de posse desse reino.
As chaves para ter acesso a ele estão no cumprimento das leis, que Ele mesmo apresentou. Para tanto, é preciso conhecê-las, aplicá-las e vivê-las intensamente dentro de si mesmo para abrir suas portas. E, usar uma túnica nupcial luminosa, bela, radiante (a dos bons pensamentos e dos bons sentimentos) para sentir-se perfeitamente integrado entre seus habitantes.
O idioma usado é o da sinceridade, da verdade; o salário é o do bem-estar, da alegria, da consciência tranquila, lembrando que a cada um será dado segundo suas próprias obras. Neste local, espera-se que produzamos o bem, pois quem tem talentos, precisa fazer render outros tantos talentos. As riquezas das possibilidades desse reino são partilhadas com os demais, de todo o bem que sabem e podem distribuir.
As construções (da vida nesse lugar) são sobre as rochas das coisas permanentes, duradouras, e jamais sobre a ilusão das coisas transitórias e passageiras. A lei está em dois parágrafos: a) perdoar para ser perdoado; b) não resistir ao mal, mas retribuir ao mal com o bem.
Sua política recomenda que sejamos mansos como as pombas e prudentes como as serpentes, pois que a mansidão e a prudência evitam dificuldades de toda ordem. Há apenas um dever: fazer aos outros o que queremos que nos façam; três são os direitos fundamentais: Pedir (o que precisamos e sozinhos não sabemos ou não podemos produzir); Buscar (conhecimentos para entender o que esperamos possa nos beneficiar) e Bater (com as mãos do esforço próprio na porta das oportunidades).
Mas, como o título sugere um item não pode escapar para entrada nesse lugar: a higiene!
Que higiene? O da limpeza dos olhos (para aprimorarmos o modo de ver as pessoas, as circunstâncias, os fatos); a limpeza das mãos (para melhorarmos o modo de agir no uso das mãos); a limpeza dos pés (para averiguarmos o rumo que se caminha) e limpeza do coração (para dignificar o modo de sentir). Correção e pureza no intelecto, no sentimento e na ação.
Em síntese, podemos dizer, pois, que a conquista desse reino no coração depende do esforço e determinação com que possamos nos dedicar à melhora de nós mesmos.
Na ocorrência de datas especiais (Natal, Páscoa e outras), em gratidão ao Mestre e Maior Amigo da Humanidade, Jesus de Nazaré, comecemos também a edificar o reino dos céus dentro do coração, com a mudança de atitudes do homem velho (egoísta, vaidoso, dominador, orgulhoso) para o homem renovado, que usa o bem, o amor, a solidariedade em suas ações, contribuindo assim para que o reino anunciado por Jesus esteja em todos os corações. E possamos renovar a paisagem do planeta que habitamos.

Orson Peter Carrara


Nota do autor: A presente matéria está baseada no livro Na luz do Evangelho, de Therezinha Oliveira.
 

domingo, 12 de abril de 2015

OS PEQUENINOS GRÃOS DE AREIA

 


Os pequeninos grãos de areia
 
Somente foge da luz quem se cristaliza nas trevas.
 Quem nada faz, agrava a sombra da inutilidade em que jaz imerso.
 Eis porque, não basta apenas banir o mal.
 Estendamos o bem.
 Somos todos irmãos, iguais perante a Vida.
 Deus não tem enteados.
 E ninguém renasce na carne, para dormir simplesmente...
 O Universo inteiro proclama: – “Trabalhar! Trabalhar!...”
Espíritas! Não importa que a vossa tarefa ciclópica seja a de pequeninos grãos de areia resistindo à avalanche das trevas!
 Em Jesus temos o ponto inquebrantável de apoio.
 N’Ele, não sabemos o que mais admirar: se o Mestre da Manjedoura, se o Anjo do Tabor, se o Herói da Cruz, porque, em todas as posições, é invariavelmente o Mensageiro Divino glorificando o campo das horas.
 Tão vasta se nos apresenta a abnegação do Senhor, que a Sua personalidade profunda vige ainda inacessível ao nosso entendimento maior.
 Mas podemos vincular a nossa pequenez à Sua grandeza, quanto o canal singelo se une aos prodígios da fonte.
 Seremos pequeninos, sim, mas seremos fios do Seu amor.
 E quem poderá no mundo inventariar os tesouros de esquecido raio de sol?
 Assim, não exijais dinheiro para servir.
 Jesus, de si mesmo, não distribuiu sequer um vintém.
 Os Espíritos Benfeitores – Atalaias da Luz – não possuem moedas para dar...
 Por isso mesmo, nas fontes do Evangelho, não existem desenganados.
 Espalhemos as bênçãos da Doutrina Viva do Senhor.
 A prece nada custa...
 O passe é sempre grátis...
 A leitura edificante não pede esforço demasiado...
 A palestra consoladora nunca fatiga...
 A reunião fraternal não cobra ingresso...
 Valorizemos o templo espírita para que o irmão infortunado não se inquiete, julgando-se hóspede no domicílio da oração, mas, sim, que aí se reconheça na própria casa, – a casa de todos,  os lar da família humana.
 
Maria Celeste
VIEIRA, Waldo. “De Coração para Coração”. Pelo Espírito Maria Celeste. Rio de Janeiro, GB: FEB. 1962, cap. 39.

==============================================

domingo, 5 de abril de 2015

ERGA SUA ORAÇÃO AO CRIADOR

 


Se você caminha pelas estradas terrenas, cotidianamente, percebe o quanto costumam serem negativas, pessimistas ou depressivas as expressões da vida de cada um.
As falas diversas dos seus interlocutores, se é que você mesmo não se enquadra nesse rol de negativas e de negatividades.
Jamais, ou poucas vezes, acha-se alguém com entusiasmo pela existência, expressando tal entusiasmo.
Poucos bendizem as horas no corpo físico, com todos os seus acontecimentos a facultar crescimento amplo ou diminuto.
Abrem-se os comentários da vida, habitualmente, pelas afirmativas de que as coisas em torno estão muito ruins, quando menos, diz-se que as coisas estão mais ou menos.
É de costume a pessoa lamentar-se pelos familiares que não são carinhosos, que não são atenciosos, que não são dedicados.
De outro modo, fala-se que estão doentes, que são doentes, que são maus.
Veem-se as conjunturas políticas e sociais do mundo com tamanho pessimismo, que costuma-se asseverar que “não há mais jeito”; “que tudo vai de mal a pior”; “nesse campo ninguém presta”.
Os amigos são para esses negativos, verdadeiros traidores, que não merecem a sua amizade; comenta-se que, em toda parte, o mal vai tomando dianteira.
Se o assunto é vício, drogas etc. Ouvem-se falas como “ninguém escapa”; “todo mundo usa”; “é uma calamidade”.
O trabalho profissional é chato, cansativo, expiatório, e, então, para que trabalhar?
Todavia, vale a pena meditar um pouco sobre tudo isso.
Pare um pouco e pense sobre a sua vida, seus objetivos.
Melhore o nível psíquico do seu dia-a-dia. Você não precisa ser deficiente intelectual diante dos fatos do mundo.
Porém, mesmo sabendo das coisas equivocadas que se passam no mundo a sua volta, procure extrair o melhor de cada dia.
Tente observar as coisas boas, bonitas, formosas que estão acontecendo ao seu derredor.
Você pode atrair bênção ou tormentos, luz ou sombra, tristeza ou alegria. Só depende da sua própria disposição.
Aprenda a extrair o que há de melhor na terra, ao redor dos seus passos.
Busque fazer o seu dia brilhante, feliz, inaugurando, onde se move, o regime de otimismo, de alegrias.
Trabalhe de tal maneira que a sua sensibilidade seja passada a todas as pessoas que estão ao seu redor.
Entusiasme-se com a sua saúde e a dos seus.
Sorria, a cada manhã, com o passeio do sol nas avenidas azuis do céu...
Agradeça ao Senhor supremo pela família, pela saúde, pelas chances de estudar, de trabalhar, sem maiores problemas.
Erga a sua oração ao Criador e, sintonizando nas faixas felizes do bem, transforme a sua existência no mundo físico num campo de muito boas realizações.
Faça do seu dia um dia venturoso, realizando a sua parte para que todo o mundo melhore se aprimore, com um pouco do seu esforço.
Pense nisso!
 
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em mensagem do Espírito Joanes, psicografada pelo médium J. Raul Teixeira, em 15/03/2000, na Sociedade Espírita Fraternidade, Niterói - RJ.