domingo, 31 de maio de 2015

EM REGIME DE FÉ

 



EM REGIME DE FÉ
 
         O Universo vive em regime de fé.
             Em semelhante sistema, a Terra gira sobre si mesma e avança, a pleno Espaço Cósmico, através de ciclos perfeitos de movimento e vida.
             Automaticamente, os átomos efetuam as transformações que lhes são peculiares, sustentando a economia da natureza.
             De maneira mecânica, a planta se desenvolve na direção do Sol.
             O animal promove a formação do próprio ninho, valendo-se de princípios da inteligência.
             Claramente possível classificar a gravitação como sendo confiança sabiamente orientada; a atração definindo a confiança magneticamente dirigida; o heliotropismo expressando a confiança no impulso, e a inteligência rudimentar exprimindo-se em grau determinado da confiança instintiva.
*
             Paradoxalmente, apenas o homem por vezes se declara sem fé; no entanto, mesmo sem fé,  ele pensa, confiando nos implementos do cérebro; fala, confiando nas cordas vocais; pratica o artesanato, confiando nas mãos; alimenta-se, confiando no engenho gastrintestinal; caminha, confiando nos pés; viaja, confiando naqueles que lhe orientam as máquinas; estuda, confiando nos professores; traça programas de ação, confiando em horários.
             Tudo na vida se harmoniza em recursos de confiança.
*
             Atualmente, porém, a Doutrina Espírita vem acordar as criaturas para a fé raciocinada, que não dispensa a lógica e o discernimento precisos, a fim de que a consciência humana se eduque suficientemente, sem a ingenuidade que a tudo se submete e sem a violência que a tudo aspira dominar.
 
 
(De “RUMO CERTO’, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER-31-05-2015

 
 
A EQUIPE DA ADDE

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Não sei como aconteceu,
Quando acordei eu já era eu, com todos os meus defeitos e virtudes.
Sempre procurando as melhores formas de se viver a vida, estendendo a mão a quem de mim precisasse, ali estava eu, pronto a ajudar quem quer que fosse.
Pois sendo assim, nunca imaginei acabar esquecido, sem mais ilusões e o pior, a cada dia sentindo que o meu tempo passou, sem perceber que a vida da gente mudou, já não existe mais amor para com o semelhante. É muito fácil “puxar o tapete” do próximo, exterminando o com simplicidade e por meros tostões. Deixando esmagada a pessoa sem vida, assim com tanta facilidade.
Eu ainda sou do tempo que sozinho não sou mínguem, ainda agradeço a você que outrora me incentivou, você que me criticou, para que eu pudesse acontecer. De forma que quando acordei eu já era eu, em um tempo que já não era o meu.
(J. Marcos 26/05/2015)

domingo, 17 de maio de 2015

PLATAFORMA DO MESTRE



 



"Ele salvará seu povo dos pecados deles." - (MATEUS, 1:21.)

Em verdade, há dois mil anos, o povo acreditava que Jesus seria um comandante revolucionário, como tantos outros, a desvelar-se por reivindicações políticas, à custa da morte, do suor e das lágrimas de muita gente.

Ainda hoje, vemos grupos compactos de homens indisciplinados que, administrando ou obedecendo, se reportam ao Cristo, interpretando-o qual se fora patrono de rebeliões individuais, sedento de guerra civil.

Entretanto, do Evangelho não transparece qualquer programa nesse sentido.

Que Jesus é o Divino Governador do Planeta não podemos duvidar. O que fará Ele do mundo redimido ainda não sabemos, porque ao soldado humílimo são defesos os planos do General.

A Boa Nova, todavia, é muito clara, quanto à primeira plataforma do Mestre dos mestres. Ele não apresentava títulos de reformador dos hábitos políticos, viciados pelas más inclinações de governadores e governados de todos os tempos.

Anunciou-nos a celeste revelação que Ele viria salvar-nos de nossos próprios pecados, libertar-nos da cadeia de nossos próprios erros, afastando-nos do egoísmo e do orgulho que ainda legislam para o nosso mundo consciencial.

Achamo-nos, até hoje, em simples fase de começo de apostolado evangélico - Cristo libertando o homem das chagas de si mesmo, para que o homem limpo consiga purificar o mundo.

O reino individual que puder aceitar o serviço liberatório do Salvador encontrará a vida nova.
 
XAVIER, Francisco Cândido. Vinha de Luz. Pelo Espírito Emmanuel. 14.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1996. Capítulo 174.
 
 =======================================
formatação e pesquisa: MILTER - 17-05-2015
 

domingo, 3 de maio de 2015

WWW.ADDE.COM.BR = TUDO É ATRAÇÃO

WWW.ADDE.COM.BR

 


TUDO É ATRAÇÃO

    Tudo é magnetismo no campo universal.

    A gota d'água obedece aos imperativos da afinidade química, os sóis se harmonizam, através da atração, dentro das leis cósmicas.

    Imantamo-nos uns aos outros, pelos laços do amor ou do ódio, e, pelo perdão ou pela vingança, algemamo-nos mutuamente.

    Em razão disso, imaginar é centralizar energias na direção dos objetivos que nos propomos alcançar.

    Quem ama e ajuda acende claridade sublime.

    Quem odeia e perturba arremessa treva espessa para fora de si.

    Nessa cadeia de manifestações da nossa vontade, todos nós magnetizamos, pessoas, situações e elementos, nas vibrações de nosso propósito atuante, para trazê-los ao nosso círculo pessoal.

    Será o amanhã, segundo idealizamos hoje, tanto quanto hoje é o reflexo de ontem.

    A mente estende fios vivos, em todos os lugares, por onde transitam os interesses que lhe dizem respeito e, através desses fios potentes e milagrosos, apesar de invisíveis, atingimos a concretização dos mais recônditos intentos.

    Mentalizando, o homem sobe ao céu ou desce ao inferno, porque nós mesmos, segundo as diretrizes ocultas que preferimos, nos elevamos às culminâncias da luz ou nos arremessamos aos despenhadeiros da sombra.

    Guarde, pois, cauteloso, a fonte dos seus pensamentos que, a cada minuto, se fazem agentes ativos de suas deliberações no bem ou no mal, onde o seu espírito estiver trabalhando.

    Toda criatura emite ou recebe eflúvios e ondas de criação, renovação e destruição, no campo das idéias, porquanto a idéia é a força plástica, exteriorizante e inextinguível da alma eterna, no infinito do espaço e do tempo.

    De acordo com os projetos que você apresentar à vida, a vida, que é a gloriosa manifestação de Deus, responderá a você com as realizações desejadas.

    Subir e descer, esperar ou desesperar, lucrar ou perder, melhorar ou piorar, crescer ou reduzir, avançar ou estacionar resultam de nossa atitude interior.

    Vigie o pensamento e a vontade, para que se desenvolvam e marchem, dentro dos moldes do ilimitado Bem e jamais se arrependerá, porque o próprio Cristo ensinou, de viva voz, que "o homem possui o seu tesouro onde guarda o coração".

(Francisco Cândido Xavier por Ismael Souto. in: Nosso Livro)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Que eu não perca...

Que eu não perca...


Que eu não perca nunca
a vontade de viver,
mesmo sabendo que a vida
em muitos momentos é dolorosa.

Que eu não perca nunca
a  vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo,
eles acabam indo embora de nossas vidas.

Que eu não perca nunca,
a vontade de amar,
mesmo sabendo que a pessoa quem amo,
pode não ter o mesmo sentimento por mim.

Que eu nunca venha a lamentar
e nunca deixe de sonhar,
porque o homem só envelhece
quando os lamentos substituam seus SONHOS.
(José Marcos R. dos Santos)

            27/04/2015   

domingo, 26 de abril de 2015

 


TRIOS IMPORTANTES
 Três verbos existem que, bem conjugados,
serão lâmpadas luminosas em nosso caminho:
Aprender
Servir
Cooperar
 
Três atitudes exigem muita atenção:
Analisar
Reprovar
Reclamar
 
De três normas de conduta jamais nos arrependeremos:
Auxiliar com a intenção do bem
Silenciar
Pronunciar frases de bondade e estímulo
 
Três diretrizes manter-nos-ão, invariavelmente,
em rumo certo:
Ajudar sem distinção
Esquecer todo mal
Trabalhar sempre
 
Três posições que devemos evitar em todas as circunstâncias:
Maldizer
Condenar
Destruir
 
Possuímos três valores que, depois de perdidos,
jamais serão recuperados:
A hora que passa
A oportunidade de elevação
A palavra falada
 
Três programas sublimes se desdobram à nossa frente,
revelando-nos a glória da Vida Superior:
Amor.
Humildade
Bom Ânimo
 
Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades,
a seguir sempre três abençoadas regras de salvação:
Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas
Amparar-nos mutuamente
Amar-nos uns aos outros.


 (Francisco Cândido Xavier por André Luiz in: Nosso Livro)
======================================

O ESPIRITA DEVE,...