
CAMINHOS DIFERENTES Se tens o conhecimento exato disso ou daquilo, não menosprezes quem o ignore. Que será de tua verdade se não a utilizas para construir ou abençoar? Esclarece amando. A semente escondida no solo será talvez, de futuro, a árvore cujo fruto te favoreça e o tronco, aparentemente desprezível, entre os dedos hábeis do artesão, pode vir a ser o violino que interpretará os sonhos do gênio que ainda não conheces. Sobretudo, se já adquiriste essa ou aquela qualidade enobrecida, traze-a no estojo da humildade, para que não incomodes a ninguém com o brilho que possas irradiar. Que será de tua virtude, se não a empregas, em benefício dos outros? Socorre abençoando. Certas plantas de gosto amargo possivelmente estão destinadas a fornecer-te medicamento, em tempo oportuno, e o charco socorrido é capaz de oferecer-te precioso jardim. Não constranjas a ninguém com os teus pontos de vista. Nem sempre os outros seguirão teu caminho, tanto quanto desejas ou como poderias talvez esperar, mas terão em si e por si obrigações diferentes que lhes foram assinaladas pelo Sabedoria de Deus.(Francisco Cândido Xavier por Maria Dolores e Meimei. In: Somente Amor)

A TUA PARTEHá quem diga que a Terra é um "vale de lágrimas", numa atitude pessimista e recriminatória contra o Planeta que nos serve de colo materno, auxiliando-nos no processo evolutivo.Algumas pessoas informam que detestavam a vida terrestre, somente enxergando, no mundo, aflição e dor, numa constante de ignóbeis tormentos.Outras insistem em que a existência física não passa de um purgatório infeliz, onde a lágrima e a sombra se unem, compondo uma singular patética de desespero sem fim.Os que têm, porém, conceitos de tal natureza, encontram-se com uma visão deficiente da realidade.A Terra é o que dela temos feito, aguardando nosso contributo, a fim de ascender na escala dos mundos.Escola de almas, é o educandário eficiente, no qual adquirimos sabedoria e experiência viva.Hospital abençoado, enseja a recuperação da saúde do corpo e do espírito, mediante a terapia do amor e da beneficência.Lar formoso, recebe os trânsfugas e auxilia-os ma fixação dos valores transcendentes indispensáveis à felicidade real.Anota, no teu canhenho de compromissos habituais, o encontro com a dor do próximo, como exercício para a avaliação do sofrimento purificador.Visita hospitais, de modo a confraternizar com os enfermos, que necessitam de uma palavra gentil, que lhes diminua a aflição, promovendo-os, na soledade em que se encontram.Realiza uma excursão a um presídio, objetivando levar estímulo aos que ali estão, após o delito em que tombaram.Experimenta conhecer a necessidade, num bairro pobre, conduzindo amizade e pão a alguém desfalecente nas garras da miséria.Intenta doar um pouco do que te sobra.Não incumbas a outrem fazê-lo por ti.Propõe te realizá-lo e verás o quanto de bem te ensejará o tentame.É muito melhor e mais ditoso do que receber.Assim procedendo, modificarás a situação dos menos felizes, alterando a face sócio moral da Terra.Facilmente se podem identificar problemas e desaires, diagnosticar males e misérias.Importante, todavia, será sanar a face prejudicial das coisas, facultando o aparecimento dos valores positivos que se encontram em toda criatura como em todo lugar, embora ocultos.O homem é divino investimento do Pai Criador com todas as potencialidades em gérmen.Auxiliá-lo a desabrochar esses tesouros latentes é o objetivo da reencarnação.Torna a Terra, pelo seu contributo de amor, o pórtico do reino de venturas, que logo mais se estabelecerá, não aderindo aos conceitos perniciosos e pessimistas em que muitos se estribam para negar-se operosidade e ação beneficente.Ergue o caído, ajuda o aturdido, socorre o aflito, doa-te a vida e a vida te responderá em dádivas de esperança e progresso superior.Esta será a tua parte na obra do Pai.(Divaldo Pereira Franco por Joanna de Angelis . In: Oferenda)========================================================formatação e pesquisa: MILTER - 28/06/2015
RESPEITO À VIDA O respeito à vida se fundamenta na lei natural, a lei de amor. Em todo lugar onde vige a vida do homem, cumpre o dever de respeitá-la, preservando-a. Não somente consideração pela sua existência, como esforço bem dirigido para sustentá-la. Respeito à natureza, aos minerais, aos vegetais, aos animais...* A criança, que se acerca de ti, impõe-te o respeito que merece o futuro, nela em gérmen. O azedume, a rispidez, a impiedade, a dureza com que a receberes dela farão o cidadão desventurado, que a intemperança moldou. Ninguém tem o direito de espezinhar um ser em formação, sem incorrer no grave delito, que a Lei anota, de perturbar-lhe a marcha... O jovem, que procura o teu apoio, é digno de respeito, porque em trânsito orgânico e psíquico, nele se insculpem os comportamentos que mais o atinjam. As expressões da agressividade com que seja tratado despertarão nele o réprobo que dorme e poderia ser vencido, fossem outras as atitudes com que o recebessem... O adulto necessita de respeito. O hábito de pensar e falar mal do próximo facilita a deteriorização do conceito em torno das criaturas, facilitando o descrédito e a desconsideração pelos outros. Ninguém tem o direito de medir o comportamento de outrem pelas suas reações, nem julgar com os dados que se atribui possuir. Aquele que parece censurável está sob injunções que pedem ajuda e caridade, não reprimenda e desrespeito. O respeito à pessoa humana é impositivo cristão, dever que toda criatura é convidada a sustentar no relacionamento social. Alguém em ignorância espera a claridade do conhecimento; em doença, a dádiva do medicamento; em abandono, o contributo da solidariedade; em qualquer circunstância, a competente ajuda. Ajuda sempre! O ancião, em combalimento, tem necessidade do respeito pela existência vencida a penates e o apoio que as fracas forças esperam da juventude e da madureza dos homens... Respeito sempre!* Coloca-te na situação do outro; procura pensar como o outro; compenetra-te da posição do outro e compreenderás a alta significação do que é o respeito que gostarias de receber, como desejarias ser tratado. Faze, então, conforme pretendes que façam contigo. Jesus atendeu a uma mulher aturdida, sem sindicar-lhe o passado, nem examinar lhe o presente; abençoou as criancinhas, sem selecioná-las por casta ou posição social; recebeu os enfermos do caminho sem inquiri-los quanto às causas das suas mazelas; ouviu o ladrão na cruz sem interroga-lo quanto aos motivos que o tornaram delinquente... A todos ajudou amoroso, valorizando e socorrendo cada um com profundo respeito pela vida, respeito pela criatura.(Livro: Oferenda. Divaldo P. Franco por Joanna de Angelis)=====================================FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER - 21-06-2015
A EQUIPE DA ADDE

VIVER COM SERENIDADE No tumulto, que ruge desenfreado, precata-te na serenidade. Ante o clamor das mil vozes da anarquia, que engrossa as fileiras da alucinação, mantém-te em serenidade. Sob as tempestades da dor generalizada ou a coerção de aflições que pressionam, preserva a serenidade. No meio do vozerio, que reclama e blasfema sob falso fundamento de justiça ou não, vive com serenidade. Na conjuntura de expectativas malsãs, ante o desalinho que se faz lugar comum, insiste na serenidade. Porque todos se descontrolem, ameaçando a harmonia geral, não percas a serenidade. Serenidade em qualquer situação. Serenidade com Deus. Certamente não é fácil uma atitude pacifista quando se enfrenta a agressão asselvajada. Sem dúvida é um desafio sustentar o equilíbrio sob o açodar da violência primitiva. Ninguém nega a dificuldade em permanecer com nobreza em meio às viciações que grassam, dominadores. Quem, no entanto, conhece Jesus, tem um compromisso com a serenidade de que Ele deu mostras em todos os transes da Sua vida. A identificação com o Mestre impõe a consciência do discernimento em meio à malversação dos valores que se desatinam, em desconcerto. A afinidade com o Cristo reveste o indivíduo de fortaleza moral para permanecer no posto fiel da paz. Ninguém se justifique em face das armadilhas em que tomba. Ninguém se escuse do esforço que deve envidar, preservando a integridade. Ninguém procure desculpas para tombar no redemoinho das paixões dissolventes. Os mecanismos de evasão fazem-se uma atitude cômoda, amolentada, diante das dissonantes composturas morais que se estabelecem na Terra com o beneplácito dos cristãos... A serenidade em tudo, caracteriza o amadurecimento do Espírito na forja dos testemunhos, disposto, realmente, a atingir o ponto final da sua difícil trajetória. Só uma decisão finalista e argamassada no desejo honesto de não cair, de não desistir, de não asselvajar-se, leva o homem ao planalto da serenidade, em que o Mestre aguarda todos quantos se candidatam ao Reino. Considerando a gravidade do momento que se vive no planeta angustiado, a serenidade é uma eficiente medicação de emergência para evitar o contágio dos males que predominam nos corações. Com ela, todos teremos forças para os cometimentos elevados que a vida nos propõe em forma de testes para o nosso aprimoramento íntimo. E quando esta serenidade parecer desequilibrar-se, busca a oração que imana o homem ao Senhor numa sublime osmose, e absorverás o fluido pacificador que verte do Pai, recompondo-te, para prosseguir.(Divaldo P. Franco por Joanna de Ângelis. In: Receitas de Paz)=====================================================formatação e pesquisa: MILTER - 14/06/2015

JULGAMENTOS Observando os atos dos outros, é importante lembrar que os outros igualmente estão anotando os nossos. Sabemos, no entanto, de experiência própria que, em muitos acontecimentos da vida, há enorme distância entre as nossas intenções e nossas manifestações. Quantas vezes somos interpretados como ingratos e insensíveis, por havermos assumido atitude enérgica ante determinado setor de nossas relações, após atravessarmos, por longo tempo, complicações e dificuldades, nas quais até mesmo os interesses alheios foram prejudicados em nossas mãos? E quantas outras vezes fomos considerados relapsos ou pusilânimes, à vista de termos praticado otimismo e benevolência, perante aqueles com os quais teremos chegado ao extremo limite da tolerância? Em quantas ocasiões estamos sendo avaliados por disciplinadores cruéis, quando simplesmente desejamos a defesa e a vitória dos entes que mais amamos, e em quantas outras passamos por tutores irresponsáveis e levianos, quando entregamos as criaturas queridas às provas difíceis que elas mesmas disputam, invocando a liberdade que as Leis do Universo conferem a cada pessoa consciente de si? Reflete nisso e não julgues o próximo, através de aparências. Deixa que o AMOR te inspire qualquer apreciação, e, quando necessites pronunciar algum apontamento, num processo de emenda, coloca-te no lugar do companheiro sob censura e encontrarás as palavras certas para cooperar na obra de ilimitada misericórdia com que DEUS opera todas as construções e todos os reajustes. Corrige amando o que deve ser corrigido e restaura servindo o que deve ser restaurado; entretanto, jamais condenes, porque o Senhor descobrirá meios de invalidar as posições do mal para que o bem prevaleça, e, toda vez que as circunstâncias te exijam examinar os atos dos outros, recorda que os nossos atos, no conceito dos outros, estão sendo examinados também.( Francisco Cândido Xavier por Emmanuel. In: Alma e Coração)=======================================formatação e pesquisa: Milter - 07-06-2015
A EQUIPE DA ADDE

EM REGIME DE FÉ O Universo vive em regime de fé. Em semelhante sistema, a Terra gira sobre si mesma e avança, a pleno Espaço Cósmico, através de ciclos perfeitos de movimento e vida. Automaticamente, os átomos efetuam as transformações que lhes são peculiares, sustentando a economia da natureza. De maneira mecânica, a planta se desenvolve na direção do Sol. O animal promove a formação do próprio ninho, valendo-se de princípios da inteligência. Claramente possível classificar a gravitação como sendo confiança sabiamente orientada; a atração definindo a confiança magneticamente dirigida; o heliotropismo expressando a confiança no impulso, e a inteligência rudimentar exprimindo-se em grau determinado da confiança instintiva.* Paradoxalmente, apenas o homem por vezes se declara sem fé; no entanto, mesmo sem fé, ele pensa, confiando nos implementos do cérebro; fala, confiando nas cordas vocais; pratica o artesanato, confiando nas mãos; alimenta-se, confiando no engenho gastrintestinal; caminha, confiando nos pés; viaja, confiando naqueles que lhe orientam as máquinas; estuda, confiando nos professores; traça programas de ação, confiando em horários. Tudo na vida se harmoniza em recursos de confiança.* Atualmente, porém, a Doutrina Espírita vem acordar as criaturas para a fé raciocinada, que não dispensa a lógica e o discernimento precisos, a fim de que a consciência humana se eduque suficientemente, sem a ingenuidade que a tudo se submete e sem a violência que a tudo aspira dominar. (De “RUMO CERTO’, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)================================FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER-31-05-2015
A EQUIPE DA ADDE
Não sei como aconteceu,Quando acordei eu já era eu, com todos os meus defeitos e virtudes.Sempre procurando as melhores formas de se viver a vida, estendendo a mão a quem de mim precisasse, ali estava eu, pronto a ajudar quem quer que fosse.Pois sendo assim, nunca imaginei acabar esquecido, sem mais ilusões e o pior, a cada dia sentindo que o meu tempo passou, sem perceber que a vida da gente mudou, já não existe mais amor para com o semelhante. É muito fácil “puxar o tapete” do próximo, exterminando o com simplicidade e por meros tostões. Deixando esmagada a pessoa sem vida, assim com tanta facilidade.
Eu ainda sou do tempo que sozinho não sou mínguem, ainda agradeço a você que outrora me incentivou, você que me criticou, para que eu pudesse acontecer. De forma que quando acordei eu já era eu, em um tempo que já não era o meu.
(J. Marcos 26/05/2015)