segunda-feira, 6 de julho de 2015

CAMINHOS DIFERENTES



CAMINHOS DIFERENTES
 
 
            Se tens o conhecimento exato disso ou daquilo, não menosprezes quem o ignore.
 
            Que será de tua verdade se não a utilizas para construir ou abençoar?
 
            Esclarece amando.
 
            A semente escondida no solo será talvez, de futuro, a árvore cujo fruto te favoreça e o tronco, aparentemente desprezível, entre os dedos hábeis do artesão, pode vir a ser o violino que interpretará os sonhos do gênio que ainda não conheces.
 
            Sobretudo, se já adquiriste essa ou aquela qualidade enobrecida, traze-a no estojo da humildade, para que não incomodes a ninguém com o brilho que possas irradiar.
 
            Que será de tua virtude, se não a empregas, em benefício dos outros?
 
            Socorre abençoando.
 
            Certas plantas de gosto amargo possivelmente estão destinadas a fornecer-te medicamento, em tempo oportuno, e o charco socorrido é capaz de oferecer-te precioso jardim.
 
            Não constranjas a ninguém com os teus pontos de vista.
 
            Nem sempre os outros seguirão teu caminho, tanto quanto desejas ou como poderias talvez esperar, mas terão em si e por si obrigações diferentes que lhes foram assinaladas pelo Sabedoria de Deus.

(Francisco Cândido Xavier por Maria Dolores e Meimei. In: Somente Amor)

domingo, 28 de junho de 2015

A TUA PARTE



A TUA PARTE


Há quem diga que a Terra é um "vale de lágrimas", numa atitude pessimista e recriminatória contra o Planeta que nos serve de colo materno, auxiliando-nos no processo evolutivo.

Algumas pessoas informam que detestavam a vida terrestre, somente enxergando, no mundo, aflição e dor, numa constante de ignóbeis tormentos.

Outras insistem em que a existência física não passa de um purgatório infeliz, onde a lágrima e a sombra se unem, compondo uma singular patética de desespero sem fim.

Os que têm, porém, conceitos de tal natureza, encontram-se com uma visão deficiente da realidade.

A Terra é o que dela temos feito, aguardando nosso contributo, a fim de ascender na escala dos mundos.

Escola de almas, é o educandário eficiente, no qual adquirimos sabedoria e experiência viva.

Hospital abençoado, enseja a recuperação da saúde do corpo e do espírito, mediante a terapia do amor e da beneficência.

Lar formoso, recebe os trânsfugas e auxilia-os ma fixação dos valores transcendentes indispensáveis à felicidade real.

Anota, no teu canhenho de compromissos habituais, o encontro com a dor do próximo, como exercício para a avaliação do sofrimento purificador.

Visita hospitais, de modo a confraternizar com os enfermos, que necessitam de uma palavra gentil, que lhes diminua a aflição, promovendo-os, na soledade em que se encontram.

Realiza uma excursão a um presídio, objetivando levar estímulo aos que ali estão, após o delito em que tombaram.

Experimenta conhecer a necessidade, num bairro pobre, conduzindo amizade e pão a alguém desfalecente nas garras da miséria.

Intenta doar um pouco do que te sobra.

Não incumbas a outrem fazê-lo por ti.

Propõe te realizá-lo e verás o quanto de bem te ensejará o tentame.

É muito melhor e mais ditoso do que receber.

Assim procedendo, modificarás a situação dos menos felizes, alterando a face sócio moral da Terra.

Facilmente se podem identificar problemas e desaires, diagnosticar males e misérias.

Importante, todavia, será sanar a face prejudicial das coisas, facultando o aparecimento dos valores positivos que se encontram em toda criatura como em todo lugar, embora ocultos.

O homem é divino investimento do Pai Criador com todas as potencialidades em gérmen.

Auxiliá-lo a desabrochar esses tesouros latentes é o objetivo da reencarnação.

Torna a Terra, pelo seu contributo de amor, o pórtico do reino de venturas, que logo mais se estabelecerá, não aderindo aos conceitos perniciosos e pessimistas em que muitos se estribam para negar-se operosidade e ação beneficente.

Ergue o caído, ajuda o aturdido, socorre o aflito, doa-te a vida e a vida te responderá em dádivas de esperança e progresso superior.

Esta será a tua parte na obra do Pai.

(Divaldo Pereira Franco por  Joanna de Angelis . In:  Oferenda)

========================================================
formatação e pesquisa: MILTER - 28/06/2015


domingo, 21 de junho de 2015

RESPEITO A VIDA


RESPEITO À VIDA

            O respeito à vida se fundamenta na lei natural, a lei de amor.
            Em todo lugar onde vige a vida do homem, cumpre o dever de respeitá-la, preservando-a.
            Não somente consideração pela sua existência, como esforço bem dirigido para sustentá-la.
            Respeito à natureza, aos minerais, aos vegetais, aos animais...
*
            A criança, que se acerca de ti, impõe-te o respeito que merece o futuro, nela em gérmen.
            O azedume, a rispidez, a impiedade, a dureza com que a receberes dela farão o cidadão desventurado, que a intemperança moldou.
            Ninguém tem o direito de espezinhar um ser em formação, sem incorrer no grave delito, que a Lei anota, de perturbar-lhe a marcha...
            O jovem, que procura o teu apoio, é digno de respeito, porque em trânsito orgânico e psíquico, nele se insculpem os comportamentos que mais o atinjam.
            As expressões da agressividade com que seja tratado despertarão nele o réprobo que dorme e poderia ser vencido, fossem outras as atitudes com que o recebessem...
            O adulto necessita de respeito.
            O hábito de pensar e falar mal do próximo facilita a deteriorização do conceito em torno das criaturas, facilitando o descrédito e a desconsideração pelos outros.
            Ninguém tem o direito de medir o comportamento de outrem pelas suas reações, nem julgar com os dados que se atribui possuir.
            Aquele que parece censurável está sob injunções que pedem ajuda e caridade, não reprimenda e desrespeito.
            O respeito à pessoa humana é impositivo cristão, dever que toda criatura é convidada a sustentar no relacionamento social.
            Alguém em ignorância espera a claridade do conhecimento; em doença, a dádiva do medicamento; em abandono, o contributo da solidariedade; em qualquer circunstância, a competente ajuda.
            Ajuda sempre!
            O ancião, em combalimento, tem necessidade do respeito pela existência vencida a penates e o apoio que as fracas forças esperam da juventude e da madureza dos homens...
            Respeito sempre!
*
            Coloca-te na situação do outro; procura pensar como o outro; compenetra-te da posição do outro e compreenderás a alta significação do que é o respeito que gostarias de receber, como desejarias ser tratado.
            Faze, então, conforme pretendes que façam contigo.
            Jesus atendeu a uma mulher aturdida, sem sindicar-lhe o passado, nem examinar lhe o presente; abençoou as criancinhas, sem selecioná-las por casta ou posição social; recebeu os enfermos do caminho sem inquiri-los  quanto às causas das suas mazelas; ouviu o ladrão na cruz sem interroga-lo quanto aos motivos que o tornaram delinquente...
            A todos ajudou amoroso, valorizando e socorrendo cada um com profundo respeito pela vida, respeito pela criatura.

(Livro: Oferenda. Divaldo P. Franco por Joanna de Angelis)

=====================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER - 21-06-2015

A EQUIPE DA ADDE


domingo, 14 de junho de 2015

VIVER COM SERENIDADE

 


VIVER COM SERENIDADE

 
    No tumulto, que ruge desenfreado, precata-te na serenidade.
    Ante o clamor das mil vozes da anarquia, que engrossa as fileiras da alucinação, mantém-te em serenidade.
    Sob as tempestades da dor generalizada ou a coerção de aflições que pressionam, preserva a serenidade.

    No meio do vozerio, que reclama e blasfema sob falso fundamento de justiça ou não, vive com serenidade.
    Na conjuntura de expectativas malsãs, ante o desalinho que se faz lugar comum, insiste na serenidade.
    Porque todos se descontrolem, ameaçando a harmonia geral, não percas a serenidade.

    Serenidade em qualquer situação. Serenidade com Deus.
    Certamente não é fácil uma atitude pacifista quando se enfrenta a agressão asselvajada.
    Sem dúvida é um desafio sustentar o equilíbrio sob o açodar da violência primitiva.
    Ninguém nega a dificuldade em permanecer com nobreza em meio às viciações que grassam, dominadores.

    Quem, no entanto, conhece Jesus, tem um compromisso com a serenidade de que Ele deu mostras em todos os transes da Sua vida.
    A identificação com o Mestre impõe a consciência do discernimento em meio à malversação dos valores que se desatinam, em desconcerto.

    A afinidade com o Cristo reveste o indivíduo de fortaleza moral para permanecer no posto fiel da paz.
    Ninguém se justifique em face das armadilhas em que tomba.
    Ninguém se escuse do esforço que deve envidar, preservando a integridade.

    Ninguém procure desculpas para tombar no redemoinho das paixões dissolventes.

    Os mecanismos de evasão fazem-se uma atitude cômoda, amolentada, diante das dissonantes composturas morais que se estabelecem na Terra com o beneplácito dos cristãos...
    A serenidade em tudo, caracteriza o amadurecimento do Espírito na forja dos testemunhos, disposto, realmente, a atingir o ponto final da sua difícil trajetória.
    Só uma decisão finalista e argamassada no desejo honesto de não cair, de não desistir, de não asselvajar-se, leva o homem ao planalto da serenidade, em que o Mestre aguarda todos quantos se candidatam ao Reino.

    Considerando a gravidade do momento que se vive no planeta angustiado, a serenidade é uma eficiente medicação de emergência para evitar o contágio dos males que predominam nos corações.
    Com ela, todos teremos forças para os cometimentos elevados que a vida nos propõe em forma de testes para o nosso aprimoramento íntimo. E quando esta serenidade parecer desequilibrar-se, busca a oração que imana o homem ao Senhor numa sublime osmose, e absorverás o fluido pacificador que verte do Pai, recompondo-te, para prosseguir.

(Divaldo P. Franco por Joanna de Ângelis. In: Receitas de Paz)

=====================================================
formatação e pesquisa: MILTER - 14/06/2015
 

domingo, 7 de junho de 2015

JULGAMENTOS

 


JULGAMENTOS

           Observando os atos dos outros, é importante lembrar que os outros igualmente estão anotando os nossos. Sabemos, no entanto, de experiência própria que, em muitos acontecimentos da vida, há enorme distância entre as nossas intenções e nossas manifestações.
         Quantas vezes somos interpretados como ingratos e insensíveis, por havermos assumido atitude enérgica ante determinado setor de nossas relações, após atravessarmos, por longo tempo, complicações e dificuldades, nas quais até mesmo os interesses alheios foram prejudicados em nossas mãos? E quantas outras vezes fomos considerados relapsos ou pusilânimes, à vista de termos praticado otimismo e benevolência, perante aqueles com os quais teremos chegado ao extremo limite da tolerância?
         Em quantas ocasiões estamos sendo avaliados por disciplinadores cruéis, quando simplesmente desejamos a defesa e a vitória dos entes que mais amamos, e em quantas outras passamos por tutores irresponsáveis e levianos, quando entregamos as criaturas queridas às provas difíceis que elas mesmas disputam, invocando a liberdade que as Leis do Universo conferem a cada pessoa consciente de si?
         Reflete nisso e não julgues o próximo, através de aparências. Deixa que o AMOR te inspire qualquer apreciação, e, quando necessites pronunciar algum apontamento, num processo de emenda, coloca-te no lugar do companheiro sob censura e encontrarás as palavras certas para cooperar na obra de ilimitada misericórdia com que DEUS opera todas as construções e todos os reajustes.
         Corrige amando o que deve ser corrigido e restaura servindo o que deve ser restaurado; entretanto, jamais condenes, porque o Senhor descobrirá meios de invalidar as posições do mal para que o bem prevaleça, e, toda vez que as circunstâncias te exijam examinar os atos dos outros, recorda que os nossos atos, no conceito dos outros, estão sendo examinados também.

( Francisco Cândido Xavier por Emmanuel. In: Alma e Coração)

=======================================
formatação e pesquisa: Milter - 07-06-2015
 

 

A EQUIPE DA ADDE

domingo, 31 de maio de 2015

EM REGIME DE FÉ

 



EM REGIME DE FÉ
 
         O Universo vive em regime de fé.
             Em semelhante sistema, a Terra gira sobre si mesma e avança, a pleno Espaço Cósmico, através de ciclos perfeitos de movimento e vida.
             Automaticamente, os átomos efetuam as transformações que lhes são peculiares, sustentando a economia da natureza.
             De maneira mecânica, a planta se desenvolve na direção do Sol.
             O animal promove a formação do próprio ninho, valendo-se de princípios da inteligência.
             Claramente possível classificar a gravitação como sendo confiança sabiamente orientada; a atração definindo a confiança magneticamente dirigida; o heliotropismo expressando a confiança no impulso, e a inteligência rudimentar exprimindo-se em grau determinado da confiança instintiva.
*
             Paradoxalmente, apenas o homem por vezes se declara sem fé; no entanto, mesmo sem fé,  ele pensa, confiando nos implementos do cérebro; fala, confiando nas cordas vocais; pratica o artesanato, confiando nas mãos; alimenta-se, confiando no engenho gastrintestinal; caminha, confiando nos pés; viaja, confiando naqueles que lhe orientam as máquinas; estuda, confiando nos professores; traça programas de ação, confiando em horários.
             Tudo na vida se harmoniza em recursos de confiança.
*
             Atualmente, porém, a Doutrina Espírita vem acordar as criaturas para a fé raciocinada, que não dispensa a lógica e o discernimento precisos, a fim de que a consciência humana se eduque suficientemente, sem a ingenuidade que a tudo se submete e sem a violência que a tudo aspira dominar.
 
 
(De “RUMO CERTO’, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER-31-05-2015

 
 
A EQUIPE DA ADDE

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Não sei como aconteceu,
Quando acordei eu já era eu, com todos os meus defeitos e virtudes.
Sempre procurando as melhores formas de se viver a vida, estendendo a mão a quem de mim precisasse, ali estava eu, pronto a ajudar quem quer que fosse.
Pois sendo assim, nunca imaginei acabar esquecido, sem mais ilusões e o pior, a cada dia sentindo que o meu tempo passou, sem perceber que a vida da gente mudou, já não existe mais amor para com o semelhante. É muito fácil “puxar o tapete” do próximo, exterminando o com simplicidade e por meros tostões. Deixando esmagada a pessoa sem vida, assim com tanta facilidade.
Eu ainda sou do tempo que sozinho não sou mínguem, ainda agradeço a você que outrora me incentivou, você que me criticou, para que eu pudesse acontecer. De forma que quando acordei eu já era eu, em um tempo que já não era o meu.
(J. Marcos 26/05/2015)