domingo, 30 de agosto de 2015

CARMA DE SOLIDÃO

 

CARMA DE SOLIDÃO
 
Caminhas, na Terra, experimentando carência afetiva e aflição, que acreditas não ter como superar.
Sorris, e tens a impressão de que é um esgar que te sulca a face.
Anelas por afetos e constatas que a ninguém inspiras amor, atormentando-te, não poucas vezes, e resvalando na melancolia injustificável.
Planejas a felicidade e lutas por consegui-la,  todavia, descobres-te  a sós, carpindo rude angústia interior.
Gostarias de um lar em festa, abençoado por filhos ditosos, e um amor dedicado que te coroassem a existência com os louros da felicidade.
Sofres e consideras-te desditoso.
Ignoras, no entanto, o que se passa com os outros, aqueles que se te apresentam felizes, que desfilam nos carros do aparente triunfo, sorridentes e engalanados.
Também eles experimentam necessidades urgentes, em outras áreas, não menos afligentes que as tuas.
Se os pudesses auscultar, perceberias como te invejam alguns daqueles cuja felicidade cobiças...
A vida, na Terra, é feita de muitos paradoxos. E isto se dá em razão de ser um planeta de provações, de experiências reeducativas, de expiações redentoras.
Assim, não desfaleças, porquanto este é o teu carma de solidão.
Faze desse modo, uma pausa, nas tuas considerações pessimistas e muda de atitude mental, reintegrando-te na ação do bem.
O que ora te falta, malbarataste.
Perdeste, porque descuraste enquanto possuías o de que agora tens necessidade.
A não vigilância levou-te ao abuso, e delinquiste contra o amor.
A tua consciência espiritual sabe que necessitas de expungir e de reparar, o que te leva, nas vezes em que o júbilo te visita, a retornar à tristeza, rememorar sofrimentos, fugindo para a tua solidão...
Além disso, é muito provável que, aqueles a quem magoaste não se havendo recuperado, busquem-te, psiquicamente, assim te afligindo.
Reage com otimismo à situação e enriquece-te de propósitos superiores, que deves pôr em execução.
Ama, sem aguardar resposta.
Serve, sem pensar em recompensa.
O que ora faças no bem, atenuará, liberará o que realizaste equivocadamente e, assim, reencontrar-te-ás com o amor, em nome Daquele que permanece até agora entre nós como sendo o amor não amado, porém, amoroso de sempre.
*   *   *
A dor é mecanismo de aprendizado sempre.
Nas Leis maiores do Criador não existe o sofrer por sofrer.
Todo sofrer visa aprendizado, visa redenção da alma que busca a felicidade.
Saber bem sofrer é uma arte, e toda arte exige disciplina, disciplina e disciplina.
E uma das belezas desta vida é que quando nos propomos a bem sofrer, nunca estamos realmente sozinhos.

Redação do Momento Espírita com base no cap. 13, do livro Viver e amar,
pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 25.10.2010.

========================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA:  MILTER - 30-08-2015

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Meditação e Vida Espiritual das Crianças

Postou: Atualizada: 
Imprimir
Quando eles se tornam pais, muitas pessoas se perguntam como transmitir valores espirituais para seus filhos. O modelo tradicional de enviá-los para a escola dominical é uma alternativa; outra é chamar toda a família para a espiritualidade pessoal dos pais, à medida que mais pessoas se afastam da religião organizada para esculpir o seu próprio caminho. As crianças crescem para refletir como eles são criados, o que torna esta uma questão importante.
Para começar, a vida espiritual de uma criança deve ser a idade apropriada. O cérebro de uma criança muito jovem não amadureceu o suficiente para absorver as crenças adultos, e para o desenvolvimento global de cada criança é única. Antes dos dez anos ou assim, eu sinto que a paternidade espiritual terá o efeito mais duradouro se constrói uma base na auto invés de focar em princípios. Como uma questão prática, cada criança deve sentir que
  • Eles são amados e amável.
  • Eles são de valor nos olhos dos pais.
  • Ser uma boa pessoa vem de dentro.
  • Felicidade e satisfação são naturais.
Nesta fase, o papel do cuidador é muito importante. As crianças pequenas têm suas próprias predisposições que aparecem logo no início. A criança começa a mostrar traços de personalidade muito em breve na vida. No entanto, não importa como eles são diferentes, as crianças precisam se sentir digno e amado.
A próxima fase da paternidade espiritual é sobre valores. Estudos de psicologia da criança mostraram que os bebês tão cedo quanto seis meses de idade querem ajudar suas mães, e até mesmo crianças reagem positivamente quando vêem o bom comportamento e coíbe de mau comportamento em outros. Portanto, não há razão para se sentir que as crianças têm uma natureza moral.
Com isso em mente, os pais devem desenvolver valores internos de uma criança o tempo todo, mantendo em mente que agarrar estes valores mentalmente, em termos de idéias abstratas, não vai acontecer logo no início. Em vez disso, as crianças internalizar o que vêem e como eles são tratados. Dizer "ser bom para seu irmãozinho" faz uma impressão pela primeira vez, com a diminuição do significado que ele se repete. Mas, vendo os pais que são justo e bondoso, literalmente, treina o cérebro de uma criança nessa direção.
Valores ao longo da vida não são inculcado através de lições negativas e punição. O que uma criança leva longe dessas experiências é a culpa, vergonha e ressentimento.O mesmo é verdadeiro se os pais instilar o medo e dúvida por dizer às crianças coisas como "A vida é injusta", "Se você não olhar para fora para o número um, ninguém mais o fará", e "Se você quer qualquer coisa neste mundo, você tem que lutar por ela. "Lembre-se, o que todos nós crescer lembrando-se de maneira mais vívida de nossa infância é o tom emocional da vida familiar. Crianças criadas em um ambiente familiar tenso, estressante, difícil ou vai se adaptar a ele, porque está em sua natureza para se adaptar, mas isso não significa que eles vão emergir intacto.
E agora para a questão da meditação e da vida interior. Meditação pode adicionar a um senso de auto-estima de uma criança e até mesmo uma sensação de poder, porque é uma atividade que pertence apenas a eles. O cérebro infantil é um fator aqui. Onde foi demonstrado que a introdução de meditação nas escolas leva a melhorias comportamentais em idades mais avançadas (ensino médio e superior), as idades mais jovens beneficiam, eu sinto, quando a meditação cumpre os seguintes critérios:
  • Ela se sente como diversão.
  • A criança expressa satisfação.
  • Nada é forçado ou se transformou em uma tarefa.
  • Toda a família participa.
Olhando para trás, muitos adultos se sentem desligado com as aulas de religião de seus pais tentaram transmitir por causa de um ar de moralidade ou pressão para ser bom rigorosa. A beleza da meditação é que tudo vem de dentro, mas "dentro" significa coisas diferentes em diferentes idades.
A partir de seis ou sete anos - cada um dos pais terá de jogar este de ouvido - os pais podem se sentar para meditar com uma criança, usando uma técnica simples: Sente-se calmamente com os olhos fechados e siga a respiração. Não pergunte a criança a meditar por mais de 5 a 10 minutos. Deixe claro que, se parar de divertir-se, eles são livres para se levantar e ir jogar. Mas os pais devem continuar a sua própria meditação para a hora habitual.
Ao ser convidado a entrar e ainda dada a liberdade de escolha, a criança irá associar meditação com algo que eles têm controle sobre. O pior lição é sentir que a meditação é uma maneira para eles para ser controlado, forçado a se acalmar e "ser bom." Em outras palavras, não fazem meditação o equivalente a sentada no canto ou tirar um tempo. Uma criança que está correndo ou agindo fora precisa de uma soneca, um falando, ou algum outro corretiva. A meditação não é um deles.
O maior benefício da meditação vem quando uma criança é capaz de perceber próprias mudanças reais. Sentem-se mais calmo, mais centrado, menos conturbado, menos tentado a agir para fora. Um pai pode persuadir essas realizações, mas com cuidado, ao apontar uma mudança positiva. Mas tome cuidado para não se intrometer. Vida interior de cada um é privado, não importa quão jovem eles são.Tomando nota das mudanças interiores provavelmente não vai acontecer de forma consistente até doze ou mais tarde, a idade ea atração de grandes mudanças provavelmente não vai acontecer até meados de final de adolescência, num momento em que descobrir quem são vem naturalmente para adolescentes.
Espero que estes pontos são úteis, mas o mais importante foi o tema de um livro que eu escrevi, As Sete Leis Espirituais do Parenting, que é esta: Se você quiser que seu filho a levar uma vida plena e bem sucedida, o melhor caminho é através paternidade espiritual. A criança aprende o valor de seu próprio mundo interior e, como o passar dos anos, esse valor aumenta até a realização amanhece que toda a existência origina "aqui", no nível da alma.
Deepak Chopra MD, FACP, fundador da Fundação Chopra e co-fundador do Centro Chopra para o Bem-estar, é um pioneiro de renome mundial em medicina integrativa e transformação pessoal, e é Board Certified em Medicina Interna, Endocrinologia e Metabolismo. Ele é um Fellow do American College of Physicians e um membro da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos. Chopra é autor de mais de 80 livros traduzidos em mais de 43 idiomas, incluindo vários best-sellers do New York Times. Www.deepakchopra.com

domingo, 16 de agosto de 2015

COM JESUS E POR JESUS

 



COM JESUS E POR JESUS

Prefácio do livro Fonte Viva, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel
 

    Na introdução de “O Livro do Espíritos”, recolhemos de Allan Kardec esta afirmação expressiva:
“As comunicações entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo estão na ordem natural das coisas e não constituem fato sobrenatural, tanto que de tais comunicações se acham vestígios entre todos os povos e em todas as épocas. Hoje se generalizaram e tornaram patentes a todos.”
    No item VIII das páginas de conclusão do mesmo livro, o Codificador assevera com segurança:
    “Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem. Por que, tendo-o enviado para fazer lembrar sua lei que estava esquecida, não havia Deus de enviar hoje os Espíritos, a fim de a lembrarem novamente aos homens, e com maior precisão, quando eles a olvidam para tudo sacrificar ao orgulho e à cobiça?”
    E sabemos que, de permeio, o grande livro que lançou os fundamentos do Espiritismo trata, dentre valiosos assuntos, das leis de adoração, trabalho, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, justiça, amor, caridade e perfeição moral, bem como das esperanças e das consolações.
    Reportamo-nos a tais referências para recordar que o fenômeno espírita sempre esteve presente no mundo, em todos os lances evolutivos da Humanidade, e que Allan Kardec, desde o início do ministério a que se consagrou, imprimiu à sua obra o cariz religioso de que não podia ela ausentar-se , tendo até acentuado que o Espiritismo é forte porque assenta sobre os fundamentos mesmos da Religião: Deus, a alma, as penas e as recompensas futuras.
    Aceitamos, perfeitamente, as bases científicas em que repousa a Doutrina Espírita, as quais nos ensejam adquirir a “fé raciocinada capaz de encarar a razão face a face”, contudo, sobre semelhantes alicerces, vemo-la, ainda e sempre, em sua condição de Cristianismo restaurado, aperfeiçoando almas e renovando a vida na Terra, para a vitória do Infinito Bem, sob a égide do Cristo, nosso Divino Mestre e Senhor.
    O apóstolo da Codificação não desconhecia o elevado mandato relativamente aos princípios que compilava, e, por isso mesmo, desde a primeira hora, preocupou-se com os impositivos morais de que a Nova Revelação se reveste, tendo salientado que as consequências do Espiritismo se resumem em melhorar o homem e, por conseguinte, torna-lo menos infeliz, pela prática da mais pura moral evangélica.
    Sabemos que a retorta não sublima o caráter e que a discussão filosófica nada tem que ver com caridade e justiça. Com todo o nosso respeito, pois, pela filosofia que indaga e pela ciência que esclarece, reconheceremos sempre no Espiritismo o Evangelho do Senhor, redivivo e atuante, para instalar com Jesus a Religião Cósmica do Amor Universal e da Divina Sabedoria sobre a Terra.
    Espíritos desencarnados aos milhões e em todos os graus de inteligência enxameiam o mundo, requisitando, tanto quanto os encarnados, o concurso da educação.
    Não podemos, por isso, acompanhar os que fazem de nossa Redentora Doutrina mera tribuna discutidora ou simples caçada a demonstrações de sobrevivência, apenas para a realização de torneios literários ou para longos cavacos de gabinete e anedotas de salão, sem qualquer consequência espiritual para o caminho que lhes é próprio.
    Estudemos, assim, as lições do Divino Mestre e aprendamo-las na prática de cada dia.
    A morte a todos nos reunirá para a compreensão da verdadeira vida... E, sabendo que a justiça definir-nos-á segundo as nossas obras, abracemos a Codificação Kardequiana, prosseguindo para frente, com Jesus e por Jesus.

(Francisco Cândido Xavier por Emmanuel. In: Fonte Viva)

========================================
formatação e pesquisa; MILTER - 16/08/2015

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Felicidade que a prece proporciona

 


Vinde, vós que desejais crer. Os Espíritos celestes acorrem a vos anunciar grandes coisas. Deus, meus filhos, abre os seus tesouros, para vos outorgar todos os benefícios. Homens incrédulos! Se soubésseis quão grande bem faz a fé ao coração e como induz a alma ao arrependimento e à prece! A prece! ah! como são tocantes as palavras que saem da boca daquele que ora! A prece é o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixões. Filha primogênita da fé, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus. No recolhimento e na solidão, estais com Deus. Para vós, já não há mistérios; eles se vos desvendam. Apóstolos do pensamento, é para vós a vida. Vossa alma se desprende da matéria e rola por esses mundos infinitos e etéreos, que os pobres humanos desconhecem.
Avançai, avançai pelas veredas da prece e ouvireis as vozes dos anjos. Que harmonia! Já não são o ruído confuso e os sons estrídulos da Terra; são as liras dos arcanjos; são as vozes brandas e suaves dos serafins, mais delicadas do que as brisas matinais, quando brincam na folhagem dos vossos bosques. Por entre que delícias não caminhareis! A vossa linguagem não poderá exprimir essa ventura, tão rápida entra ela por todos os vossos poros, tão vivo e refrigerante é o manancial em que, orando se bebe. Dulçurosas vozes, inebriantes perfumes, que a alma ouve e aspira, quando se lança a essas esferas desconhecidas e habitadas pela prece! Sem mescla de desejos carnais, são divinas todas as aspirações. Também vós, orai como o Cristo, levando a sua cruz ao Gólgota, ao Calvário. Carregai a vossa cruz e sentireis as doces emoções que lhe perpassavam nalma, se bem que vergado ao peso de um madeiro infamante. Ele ia morrer, mas para viver a vida celestial na morada de seu Pai. - Santo Agostinho. (Paris, 1861.)

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB. Capítulo 27. Item 23.
 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Vida Renovada



Vida Renovada

A dádiva mais extraordinária que existe é a vida. Manifestase de formas variadas, obedecendo a ciclos rítmicos, com objetivos estabelecidos.
Não há como evitá-la, sequer procrastiná-la no seu cadenciado fatalismo, no rumo da perfeição.
A vida renova-se sem cessar e esse fenômeno faz parte do seu processamento. O que se não renovamorre, transforma-se, perturba o mecanismo existencial.
Especialmente, a vida humana é um dom supremo, que deve ser preservada e utilizada com eficiência, dilatando-a ao máximo, a fim de se recolherem os benefícios que faculta.
Emanação divina, a vida é a presença do psiquismo superior manifestando-se em toda parte.
Aspirar e inundar-se dessa energia vital é ato de inteligência, aplicado à preservação de conquistas e ampliação delas.
Nesse incessante fluxo de energia eclodem as possibilidades inatas no ser e ele apercebe-se da glória e da alegria de viver.
Para que a vida estue em abundância em ti faze-lhe uma cuidadosa avaliação de como te sentes, como estás e que tens conseguido.
Tem coragem para proceder a uma autoanálise consciente, responsável, enriquecedora, de forma que, ao constatares os resultados negativos, te disponhas ao enfrentamento revolucionário da mudança de crenças, pensamentos, hábitos, comportamentos, tudo quanto constitua obstáculo ao teu desenvolvimento, à valorização da vida e suas realizações.
Velhos hábitos arraigados, pensamentos viciosos, vontade enfraquecida, atavismos perniciosos, ressentimentos conservados, conspiração contra o teu programa de renovação.
Constatarás a necessidade de mudanças, porém todas as fixações da tua existência se sublevarão, impondo-te restrições, adiamentos, desestímulos... Dentre os muitos fatores negativos que tentarão manter-te na postura de sofrimento ou de paralisia, há o medo do que dirão os outros, de como te verão osdemais, do que te sucederá... Outros mecanismos perturbadores emergirão do inconsciente, pretendendo conservar-te no patamar em que estagias.
Acreditar-te-ás cansado, idoso, jovem, desequipado de vontade, sem força moral, incapaz de enfrentar situações novas, e cederás à tentação de permanecer como te encontras: com problemas, angústias, insatisfação, insucessos...
Começa, assim mesmo, o teu programa, renovando as tuas velhas crenças, aquelas que te foram impostas por pessoas incapacitadas para educar-te, embora generosas, com suas opiniões depreciativas, seus conceitos servis, suas previsões funestas.
És capaz de superar o pessimismo e a falta de autoestima que te foram impingidos e aceitaste sem relutância. Este é o teu momento, e não mais tarde, ou nunca mais.
Muda os teus pensamentos e raciocínios, direcionando-os para o êxito, que deves acreditar, e, empenhando-te, conseguirás.
Logo depois, passa à ação renovadora.
Os velhos hábitos criam fortes resistências e lutarão contra as tuas disposições de mudança.
Trata-se de um novo programa que vivenciarás passo a passo, firmando-se, a pouco e pouco, até o momento dos bons resultados.
Não desistas, nunca, de te renovares para melhor, porquanto a vida não retorna às mesmas condições, circunstâncias e tempo, embora nunca cesse de manifestar-se e oferecer.

FRANCO, Divaldo Pereira. Momentos de Saúde. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 15. 

===============================================
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER 19/07/2015
 

segunda-feira, 13 de julho de 2015

A CARIDADE E VOCÊ

 



CARIDADE E VOCÊ
 
Acredita você que só a caridade pode salvar o mundo; entretanto, não se demore na posição de comentarista.
Não nos diga que é pobre e incapaz de contribuir na campanha renovadora da sublime virtude.
Senão vejamos: Se você destinar a quantia correspondente a um refrigerante ou um aperitivo em cinco doses, segundo os seus hábitos, aos serviços de qualquer hospital, no fim de um mês haverá mais decisiva medicação para certo doente.
Se você renunciar ao cinema de uma vez em cada cinco, endereçando o dinheiro respectivo a uma creche, ao término de duas ou três semanas, a instituição contará com mais leite em favor das crianças necessitadas.
Se você suprimir um maço de cigarros em cada cinco de seu uso particular, dedicando o fruto dessa renúncia a uma casa erguida para os irmãos distanciados do conforto doméstico, em breve tempo o agasalho devido a eles será mais rico.
Se você economizar as peças do vestuário, guardando a importância equivalente a uma delas em cada cinco, para socorro ao próximo menos feliz, no fim de um ano disporá você mesmo de recursos suficientes para vestir alguém que a nudez ameaça.
Não espere pela bondade dos outros.
Lembre-se daquela que você mesmo pode fazer.
É possível que você nos responda que o supérfluo é seu próprio suor, que não nos cabe opinar em seu caminho e que o copo e o filme, o fumo e a moda são movimentados à sua custa.
Você naturalmente está certo na afirmativa e não seremos nós quem lhe contestará semelhante direito.
A vontade é sagrado atributo do espírito, dádiva de Deus a nós outros, para que decidamos, por nós, quanto à direção do próprio destino.
Todavia, nosso lembrete é apenas uma sugestão aos companheiros que acreditam na força da caridade e só ganhará realmente algum valor se houver algum laço entre a caridade e você.
*  *  *
Francisco Candido Xavier/Andé Luiz. Em: O Espírito da Verdade.
 
 ==============================================

segunda-feira, 6 de julho de 2015

CAMINHOS DIFERENTES



CAMINHOS DIFERENTES
 
 
            Se tens o conhecimento exato disso ou daquilo, não menosprezes quem o ignore.
 
            Que será de tua verdade se não a utilizas para construir ou abençoar?
 
            Esclarece amando.
 
            A semente escondida no solo será talvez, de futuro, a árvore cujo fruto te favoreça e o tronco, aparentemente desprezível, entre os dedos hábeis do artesão, pode vir a ser o violino que interpretará os sonhos do gênio que ainda não conheces.
 
            Sobretudo, se já adquiriste essa ou aquela qualidade enobrecida, traze-a no estojo da humildade, para que não incomodes a ninguém com o brilho que possas irradiar.
 
            Que será de tua virtude, se não a empregas, em benefício dos outros?
 
            Socorre abençoando.
 
            Certas plantas de gosto amargo possivelmente estão destinadas a fornecer-te medicamento, em tempo oportuno, e o charco socorrido é capaz de oferecer-te precioso jardim.
 
            Não constranjas a ninguém com os teus pontos de vista.
 
            Nem sempre os outros seguirão teu caminho, tanto quanto desejas ou como poderias talvez esperar, mas terão em si e por si obrigações diferentes que lhes foram assinaladas pelo Sabedoria de Deus.

(Francisco Cândido Xavier por Maria Dolores e Meimei. In: Somente Amor)