domingo, 5 de outubro de 2014

SABER AGRADECER

Frases e Mensagens - Frases espiritas

 
 
 Saber agradecer

Muitos de nós costumamos reclamar das dificuldades do mundo, mas será que temos pensado nas facilidades que são colocadas em nossas mãos?
Apressamo-nos em quitar a conta de luz elétrica para não pagar a multa cobrada pelo atraso. Todavia, a usina solar que nos fornece claridade, calor e vida, não é lembrada em nossa conversa diária.
Reclamamos quando pagamos a conta de água encanada, mas sequer nos lembramos da gratuidade da água das chuvas e das fontes cristalinas que enriquecem a vida.
Gastamos elevada soma de dinheiro na aquisição de gêneros alimentícios que nos atendam ao paladar, contudo, o oxigênio, elemento mais importante a sustentar-nos o organismo, é utilizado em nosso sangue sem pesar-nos no orçamento.
Despendemos altos valores para renovar o guarda-roupa, e apesar disso, não nos lembramos do quanto devemos ao corpo de carne a resguardar-nos o espírito.
Remuneramos muito bem o profissional especializado pela adaptação de um só dente artificial; entretanto, nada tivemos que pagar para obter a dentadura natural completa. . .
Pagamos pelas drágeas medicamentosas para acalmar leve dor de cabeça, e esquecemos de que recebemos de graça a faculdade de pensar.
Pagamos altas quantias para assistir a um espetáculo esportivo ou artístico, contudo, podemos contemplar de graça o solo cheio de flores e o céu faiscante de estrelas...
Para ouvir as melodias de uma orquestra qualquer, temos que desembolsar quantia significativa, no entanto, ouvimos diariamente a divina música da natureza, sem consumir um único centavo...
Observando essas pequenas situações, nos daremos conta de que temos mais para agradecer do que para reclamar.
O que normalmente ocorre, é que o hábito de agradecer ainda não faz parte de nós.
Conforme a recomendação de Paulo, o apóstolo, devemos dar graças por tudo.
Um dia, uma senhora ouviu um orador fazer essa recomendação e logo que ele concluiu sua fala, ela aproximou-se dele e lhe falou:
Ah, meu amigo, como é que eu posso dar graças por tudo, se a minha mãe está internada num hospital há meses, fazendo tratamentos dolorosos?
Pense, minha amiga, que tantas mães morrem nas sarjetas sem cuidados médicos nem assistência amiga de um familiar, e a sua genitora pode dispor de um hospital e de toda uma equipe de médicos e enfermeiros para atendê-la.
A senhora retrucou:
É, meu amigo, mas eu só sobrevivo à custa de dez remédios diferentes que tomo todos os dias...
O orador, que realmente desejava mostrar-lhe que tinha motivos para agradecer, respondeu compassivo:
Veja a senhora que existem tantas pessoas que não têm recursos para comprar um único remédio para aliviar a dor, enquanto a senhora pode comprar dez...
Por fim, a senhora entendeu que tinha motivos de sobra para agradecer a Deus por tudo...
*  *  *
Deus nos dá sempre o de que necessitamos, embora nem sempre seja o que gostaríamos de receber.
É que Deus sabe o que é melhor para nosso progresso. Como Pai justo e bom, não leva em conta nossas reclamações e oferece-nos sempre um novo dia repleto de oportunidades para que gravitemos para Seu amor, que é fonte inesgotável de bênçãos.

Redação do Momento Espírita com base no cap. 66, do livro O Espírito da Verdade, por Espíritos diversos, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, ed Feb.

==========================================================

sábado, 4 de outubro de 2014

GRANDE PÁSSARO

GRANDE PÁSSARO
Voa grande pássaro da vida,
coloca-me sobre tuas grandes asas brancas.
Leve-me ao passado, onde possa rever.
todos meus erros e infortúnios.

Corrigi-los, para modificar o futuro,
(se é que ainda o tenha), e aos que magoei
pedir-lhes perdão pelas ofensas e injustiças
que por ventura tenha cometido.

Voe grande pássaro, para que eu possa
em tuas asas, rever momentos de felicidades…
Voltar á sentir (mesmo que por um instante)
o calor do colo materno, sentir as caricias de suas mãos.

Ouvir as antigas cantigas de ninar
e adormecer na macies dos seus braços
e depois no berço, ao lado da cama
no único quarto da casa. 

Ouvir novamente a voz de meu pai
quando na soleira da porta, (nos finais de tarde, após seu dia de trabalho)
- Ola cheguei!... meus amores!
e para ele eu corria de braços abertos
para brincarmos, até ser anunciado o jantar.
Comida simples, mas feita com muito carinho por minha mãe
de quem, até uma simples salada de xoxu ficava maravilhosa
Voltar e desfrutar a minha infância na rua sem calçamento
do bairro onde nasci, na pequena casa de fundos da vila
pequena, mas onde morava uma grande felicidade.

Voa grande pássaro, mas voa lento
retarde o máximo o seu retorno
para que eu possa desfrutar da vida com meus pais.
Foram pequenos momentos, mas,    
que marcaram minha existência. 
O tempo passou, me fiz adulto, 

DILUVIO DE PAIXÃO

DILUVIO DE PAIXÃO

DILÚVIO    DE PAIXÃO



Dilúvios de beijos, tempestades de amor.
Vontade incontrolada de unir nossas vidas.
E apesar de tudo, você partir foi minha morte.
Morreram minhas ilusões
e não ressuscitarão, se não voltar
aqueles nossos momentos de amor.

Volte por favor,
não me atormente mais..
Trago gravado na mente nossa despedida,
tento esquece-la e não consigo.
Volte por favor,
não quero ficar sem teus lábios, teu calor,
sem teus olhos, meu amor.
E ainda não lhe disse tudo,
quero novamente sentir nossa tempestade de paixão,
toma-la em meus braços e cobri-la com meus beijos.

J. Marcos –
DEPRESSÃO

DEPRESSÃO

É tão simples deixar de existir
Mesmo com sinais vitais
Pode se estar morto!
Morto pôr incompreensão
Morto pôr uma paixão 
Morto pôr só saber amar
Morto porque a vida não sabe entender!
Entender o que é de nós
Entender à saber viver
Entender agradar-te
Entender à compreender-te
Entender à estar morto!
Pois, sem poder ama-la
È estar morto, estando vivo! 

                                       Aut.: José Marcos R. dos Santos

DEMASIADA DOSE DE INFORTÚNIO

DEMASIADA DOSE DE INFORTUNO

               DEMASIADA DOSE DE INFORTÚNIO


                        O cidadão paulistano, hoje teve mais uma prova do infortúnio em que vive, numa cidade onde o déficit para uma simples sobrevivência é geral. No dia a dia deste ser lutador ele encontra falta de trabalho, de condução, de moradia digna e para muitos até falta do que comer.
                           No mínimo o que este herói anônimo deveria ter, é a dignidade de voltar para casa e encontra-la da mesma forma em que a deixou pela manhã,    mas em São Paulo    é    utopia,    pois conforme vimos é difícil que isto aconteça. Basta só uma chuva de meia hora e ele necessita ser excelente nadador para chegar até lá.
                           É sem duvida uma demasiada dose de infortúnio, já não chegam as enchentes, agora também o granizo e por traz de tudo, o pior de todos, excesso de governantes incapazes.
                              Há século o paulistano não sabe o que é ter seus problemas resolvidos, o que se vê é uma verdadeira incapacidade por parte de seus administradores, cada um que passa pela administração só faz demagogia, fala-se muito e pouco se faz,    porque é praxe do político ganhar votos encima do infortúnio do povo brasileiro.
                              Cada degrau para o sucesso do político tem um nome, primeiro o aposentado, segundo o idoso, terceiro a infância, quarto a violência, quinto o desemprego, inflação, seca do nordeste e assim por diante até galgar os mais altos postos.
                              Até quando?. Perguntamos!. Será difícil praticar-se a decência.    Até quando esta “over" dose de infortúnio?. Na terra das “OPORTUNIDADES”.                   

Publicado no site: O Melhor da Web em 18/11/2011 
Código do Texto: 85451

DE TANTA BUSCA

DE TANTA BUSCA

DE TANTA BUSCA

Tem gente que busca por aí, mil coisas.
Riquezas, em todos os mares do mundo,
mas se perdem em suas estradas infindas.
E que farão, quando nada mais restar da juventude?

Por todos os mares naveguei,
todas as estradas percorri,
mas nelas não me perdi.
Porque numa delas te encontrei.

Foste para mim meu rumo, minha bússola.
Mesmo sob neblinas nunca a direção    perdi.
Agora, que nada mais resta da juventude,
quanta melancolia, pois são tantas as recordações

Hoje o mundo gira rápido,
e o tempo jamais poderá voltar.
Depois cansado e velho retorno a ti,
com o coração repleto de lembranças.

Tomo tuas mãos as minhas, marcadas pelo tempo, 
volta à ternura que me havias dado
Todas elas eu as cultivo como flores
Agora apenas digo que te amo muito

Jamais houve alguém como você,
pois meu mundo foi contigo.
Sempre os sonhos foram teus,
foi você os meus melhores anos.

Então descobri, o que tanto busquei
esteve aqui sempre ao meu lado.
A riqueza, o tesouro, só agora pôde perceber,
                                                                        Estava aqui, o que tanto procurei.
                  
                                 J. Marcos- 18/09/2011

CRIANÇAS, AH ESTAS NOSSAS POBRES CRIANÇAS

CRIANÇAS, AH ESTAS NOSSAS POBRES CRIANÇAS

Crianças, ah! Estas nossas pobres crianças!

No abandono do lar, na maioria das vezes esquecidas pelos próprios pais, que envolvidos com as atribulações da vida, são legadas ao segundo plano, e também abandonadas pela sociedade, que fazem vistas grossas a uma situação cada vez mais precária.
Nossas pobres crianças entregues ás vias públicas, exterminadas no vale do esquecimento pelos nossos governantes e exploradas pela matilha de traficantes que as transformam em farrapos pelo maldito crack, sub produto do crack, cocaína e outras desgraças mais.
É assustador ver crianças com idades de apenas sete, oito anos entregues a própria sorte longe das escolas ou de algum ensino profissional, isto por que as famílias desestruturadas pela miséria e sem planejamento as colocam no mundo na expectativa de um beneficio governamental chamada de “bolsa família”.
Há necessidade de ambulatórios para tratamento, retirar das ruas estes pobres seres e dar-lhes um tratamento especializado é sem duvida uma das grandes falhas do sistema. Uma repreensão mais rígida por parte das autoridades policiais, tirando das ruas essa praga chamada de traficantes, dificultando cada vez mais a vida destes crápulas.
Talvez tais atitudes sejam o inicio para termos crianças realmente saudáveis e felizes, longe da violência urbana, sem o maldito vicio das drogas.

José Marcos Rodrigues dos Santos – 02/11/2011