domingo, 26 de outubro de 2014

O PASSE

 

 

Passe
 
"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças."
Jesus (Mateus, 8:17)
 
Meu amigo, o passe é transfusão de energias físio-psíquicas, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu benefício.
 Se a moléstia, a tristeza e a amargura são remanescentes de nossas imperfeições, enganos e excessos, importa considerar que, no serviço do passe, as tuas melhoras resultam da troca de elementos vivos e atuantes.
 Trazes detritos e aflições e alguém te confere recursos novos e bálsamos reconfortantes.
 No clima da prova e da angustia és portador da necessidade e do sofrimento.
 Na esfera da prece e do amor um amigo se converte no instrumento da Infinita Bondade para que recebas remédio e assistência.
 Ajuda o trabalho de socorro aqui mesmo com esforço da limpeza interna.
 Esquece os males que te apoquentam, desculpa as ofensas das criaturas que te não compreendem, foge ao desânimo destrutivo e enche-te de simpatia e entendimento para com todos os que te cercam.
 O mal é sempre a ignorância, e a ignorância reclama perdão e auxílio para que se desfaça, em favor da nossa própria tranquilidade.
 Se pretendes, pois, guardar as vantagens do passe que, em substância, é ato sublime de fraternidade cristã, purifica o sentimento e o raciocínio, o coração e o cérebro.
 Ninguém deita alimento indispensável em vaso impuro.
 Não abuses, sobretudo daqueles que te auxiliam. Não tomes o lugar do verdadeiro necessitado, tão-só porque os teus caprichos e melindres pessoais estejam feridos.
 O passe exprime, também, gastos de forças e não deves provocar o dispêndio de energias do Alto com infantilidade e ninharias.
 Se necessitas de semelhante intervenção recolhe-te à boa vontade, centraliza a tua expectativa nas fontes celestes do suprimento divino, humilha-te, conservando a receptividade edificante, inflama o teu coração na confiança positiva e, recordando que alguém vai arcar com o peso de tuas aflições, retifica o teu caminho, considerando igualmente o sacrifício incessante de Jesus por todos nós, porque, de conformidade com as letras sagradas, “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças”
 
Emmanuel
XAVIER, Francisco Cândido. “Segue-me!...”. Pelo Espírito Emmanuel. 7.ed. Matão, SP: Casa Editora O Clarim, 1994, “O Passe”. P. 131-132.

domingo, 19 de outubro de 2014

NÃO TE AFASTES

 

Não te afastes
 

 “Mas livra-nos do mal.” – Jesus. (MATEUS, 6:13.)
A superfície do mundo é, indiscutivelmente, a grande escola dos espíritos encarnados.
Impossível recolher o ensinamento, fugindo à lição.
Ninguém sabe, sem aprender.
Grande número de discípulos do Evangelho, em descortinando alguns raios de luz espiritual, afirmam-se declarados inimigos da experiência terrestre. Furtam-se, desde então, aos mais nobres testemunhos. Defendem-se contra os homens, como se estes lhes não fossem irmãos no caminho evolutivo. Enxergam espinhos, onde a flor desabrocha, e feridas venenosas, onde há riso inocente. E, condenando a paisagem a que foram conduzidos pelo Senhor, para serviço metódico no bem, retraem-se, de olhos baixos, recuando do esforço de santificação.
Declaram-se, no entanto, desejosos de união com o Cristo, esquecendo-se de que o Mestre não desampara a Humanidade. Estimam, sobretudo, a oração, mas, repetindo as sublimes palavras da prece dominical, olvidam que Jesus rogou ao Senhor Supremo nos liberte do mal, mas não pediu o afastamento da luta.
Aliás, a sabedoria do Cristianismo não consiste em insular o aprendiz na santidade artificialista, e, sim, em fazê-lo ao mar largo do concurso ativo de transformação do mal em bem, da treva em luz e da dor em bênção.
O Mestre não fugiu aos discípulos; estes é que fugiram dEle no extremo testemunho. O Divino Servidor não se afastou dos homens; estes é que o expulsaram pela crucificação dolorosa.
A fidelidade até ao fim não significa adoração perpétua em sentido literal; traduz, igualmente, espírito de serviço até ao último dia de força utilizável no mecanismo fisiológico.
Se desejas, pois, servir com o Senhor Jesus, pede a Ele te liberte do mal, mas que não te afaste dos lugares de luta, a fim de que aprendas, em companhia dEle, a cooperar na execução da Vontade Celeste, quando, como e onde for necessário.

- Mensagem de Emmanuel no livro Vinha de Luz, psicografado por Chico Xavier: NÃO TE AFASTES.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

POEMA DE GRATIDÃO

Poema de Gratidão - Amélia Rodrigues (Divaldo Pereira Franco)

Encontrado 1 pensamentos de Poema de Gratidão - Amélia Rodrigues (Divaldo Pereira Franco)
"Muito obrigado Senhor!
Muito obrigado pelo que me deste.
Muito obrigado pelo que me dás.

Obrigado pelo pão, pela vida, pelo ar, pela paz.
Muito obrigado pela beleza que os meus olhos vêem no altar da natureza.
Olhos que fitam o céu, a terra e o mar
Que acompanham a ave ligeira que corre fagueira pelo céu de anil
E se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil.


Muito obrigado Senhor!
Porque eu posso ver meu amor.
Mas diante da minha visão
Eu detecto cegos guiando na escuridão
que tropeçam na multidão
que choram na solidão.

Por eles eu oro e a ti imploro comiseração
porque eu seique depois desta lida, na outra vida, eles também enxergarão!


Muito obrigado Senhor!
Pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus.
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro
A melodia do vento nos ramos do olmeiro
As lágrimas que vertem os olhos do mundo inteiro!

Ouvidos que ouvem a música do povo que desce do morro na praça a cantar.
A melodia dos imortais, que se houve uma vez e ninguém a esquece nunca mais!
A voz melodiosa, canora, melancólica do boiadeiro.
E a dor que geme e que chora no coração do mundo inteiro!

Pela minha alegria de ouvir, pelos surdos, eu te quero pedir
Porque eu sei
Que depois desta dor, no teu reino de amor, voltarão a sentir!


Obrigado pela minha voz
Mas também pela sua voz
Pela voz que canta
Que ama, que ensina, que alfabetiza,
Que trauteia uma canção
E que o Teu nome profere com sentida emoção!

Diante da minha melodia
Eu quero rogar pelos que sofrem de afazia.
Eles não cantam de noite, eles não falam de dia.
Oro por eles
Porque eu sei, que depois desta prova, na vida nova
Eles cantarão!


Obrigado Senhor!
Pelas minhas mãos
Mas também pelas mãos que aram
Que semeiam, que agasalham.
Mãos de ternura que libertam da amargura
Mãos que apertam mãos
De caridade, de solidariedade
Mãos dos adeuses
Que ficam feridas
Que enxugam lágrimas e dores sofridas!

Pelas mãos de sinfonias, de poesias, de cirurgias, de psicografias!
Pelas mãos que atendem a velhice
A dor
O desamor!
Pelas mãos que no seio embalam o corpo de um filho alheio sem receio!
E pelos pés que me levam a andar, sem reclamar!


Obrigado Senhor!
Porque me posso movimentar.
Diante do meu corpo perfeito
Eu te quero rogar
Porque eu vejo na Terra
Aleijados, amputados, decepados, paralisados, que se não podem movimentar.

Eu oro por eles
Porque eu sei, que depois desta expiação
Na outra reencarnação
Eles também bailarão!


Obrigado por fim, pelo meu Lar.
É tão maravilhoso ter um lar!
Não é importante se este Lar é uma mansão, se é uma favela, uma tapera, um ninho, um grabato de dor, um bangalô, uma casa do caminho ou seja lá o que for.

Que dentro dele, exista a figura
do amor de mãe, ou de pai
De mulher ou de marido
De filho ou de irmão
A presença de um amigo
A companhia de um cão
Alguém que nos dê a mão!

Mas se eu a ninguém tiver para me amar
Nem um tecto para me agasalhar,
nem uma cama para me deitar
Nem aí reclamarei.
Pelo contrário, eu te direi

Obrigado Senhor!
Porque eu nasci!
Obrigado porque creio em ti
Pelo teu amor, obrigado senhor!"
Poema de Gratidão - Amélia Rodrigues (Divaldo Pereira Franco)

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

SONHAR, O PRINCIPIO DE TUDO

SONHAR, O PRINCIPIO DE TUDO


Sonhar, o principio de tudo.

Sonha que amanhã, um novo dia há de chegar.
Viva a emoção de poder sentir que a felicidade
terá em seu destino, um novo caminho.
Onde o sol brilhará e onde flores abrirão
Tornando seu caminho perfumado e colorido.
Sonha que não existem barreiras,
que tudo que quiseres se realizará!
Onde as almas se unirão e o amor renascerá.
Sonha, sonha que um dia, tudo será real.

José Marcos Rodrigues dos Santos

SE PUDESSE, DIRIA

SE PUDESSE, DIRIA…
               A você mãe hoje eu diria da falta que senti de ti nestes cinquenta e sete anos, sem poder te-la ao meu lado nos momentos, de tristezas, das alegrias. Poder contigo compartilhar minhas fraquezas, minhas vitórias e minhas derrotas. 
Na infância, diria da falta que me fez o seu amor, seu carinho, seu apoio quando das primeiras lições escolares, seu consolo e orientações nos primeiros erros. Na adolescência, quando da primeira namorada, da sua alegria quando no recebimento do meu diploma do primário, quando orador da turma, procurei na platéia, imaginando ali sua presença, enquanto todos abraçavam suas mães eu disfarçava com um sorriso a sua ausência. Quantos erros eu evitaria cometer, não teria vagado tanto de casa em casa de parentes ou de estranhos dependendo de favores. Quando entregava o meu ordenado na integra esperando que com ele fosse comprado roupas novas, recebia as usadas. Das noites em que deitava com fome, por vergonha ou talvez por medo de abrir uma geladeira e lá pegar algo para comer e ser reempreendido por isso. 
Na alegria de tê-la presente no meu noivado e casamento, ver sua ansiedade ao    participar do nascimento de meu filho e admirar ao ve-lo sorrir no seu colo em resposta aos seus carinhos, enfim te-la sempre presente na sua educação e juntos nos orgulharmos na festa de formatura.
Sabe mãe, durante todos estes anos sem você acostumei-me em não te-la a meu lado, mas sei que em algum lugar você esta velando por mim, assim como sei também que meu amor é tão grande que neste mundo ele não cabe.    
Como seria bom e prazeroso poder em sua companhia e de minha mulher,    no dia em que nosso filho recebeu seu diploma na faculdade, ve-la dançando no baile de formatura. Quisera mãe, poder contar com você em todos esses momentos, os quais considero os mais marcantes de minha vida sem contar a falta que senti de ti nas fases desagradáveis que tivemos que passar em consequência das minhas cirurgias.
Se pudesse hoje eu lhe diria, que mesmo sem sua presença, nunca a considerei ausente em minha vida, pois a senti sempre ao meu lado em todos esses momentos importantes. Mesmo sem poder toca-la, percebi que nunca deixastes de me oferecer apoio espiritual, bastava so lembrar-me de ti, que as soluções sempre apareceram.
Por tudo isso é que escrevo para demonstrar todo meu amor por você e agradeço ao Criador a mãe que tive, que mesmo la no alto, nunca deixou de amparar. Se pudesse pessoalmente diria… Obrigado mãe, muito Obrigado.
                                                                                                               
                                                                                                                                                                                                
                                                                                                                        José Marcos/

POR TODO TEMPO

POR TODO TEMPO

      Por todo tempo...
Por todo tempo sempre ao meu lado
Por toda a verdade que você me fez ver
Por toda alegria que você trouxe a minha vida
Por todo erro que você consertou
Por todos os sonhos que você tornou real
Por todo amor que eu encontrei em você

Eu serei eternamente grato, amor.
Você é que me fez levantar e não me deixou cair
Você é a única que me viu por dentro, completamente.
Você foi minha força quando estive fraco
Você foi minha voz quando eu não podia falar
Você foi meus olhos quando eu não podia ver
Você viu o que havia de melhor em mim

Ergueu-me, quando não podia alcançar o céu.
Deu-me fé, porque você acreditou.
Eu sou todo seu porque você me amou.
Você me deu asas e me fez voar
Você tocou minhas mãos e com elas toquei o céu
Eu perdi minha fé, você a trouxe de volta para mim.
Você disse que não existem estrelas que não podemos alcançar
Você ficou ao meu lado e eu fiquei de pé

Eu tive amor, eu tive você.
Eu agradeço por cada dia que você me deu
Talvez não saiba quanto,
Mas eu sei que este quanto é verdadeiro
Fui abençoado porque fui amado por você

(José Marcos)

PÁSSARO DISTANTE


PÁSSARO DISTANTE

                    
Pássaro distante.

Deixe-me escapar de suas mãos,
deixe-me voar para terras distantes.
Sobre campos verdes, arvores e montanhas,
flores, florestas e fontes

Meu rumo será lugares distantes.
Longe deste quarto sombrio e solitário,
onde só vejo minha sombra escura.
E nos meus olhos, o espelho da vida lá fora.

Fico pensando num jeito e mudar essa maré,
fazer dessa sombra cinza, um mundo colorido.
Voltar a ser um pássaro, livre no horizonte,
voando pelo simples prazer de voar.

Sonhando com novas oportunidades.
Esperando pelo dia em que possa abrir as asas
e novamente voar para o horizonte,
em direção dos meus sonhos.

Deixando tudo para traz,
apenas acordar no amanhã,
Com o perfume fresco da natureza.
Livre para sorrir e chorar, viver e morrer.

Alem de tudo, agradecer a minha companheira,
e juntos voarmos na direção do horizonte.
Apenas como pássaros livres ao sol,
com alegria imensa de VIVER, LIVRE!

José Marcos R. Santos